AMAL destaca “bom desempenho” do Algarve no European Cycling Challenge 2015

ouvir notícia

.

Os mais de 13 mil quilómetros percorridos colocaram a equipa Algarve no segundo lugar do terceiro grupo do desafio europeu, que colocou milhares de cidadãos a pedalar pelas estradas da Europa.

O European Cycling Challenge 2015 (ECC 2015) terminou este domingo e a Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL congratula a equipa algarvia pelos “bons resultados”.

Com 294 ciclistas urbanos, o Algarve destacou-se na quarta edição de um evento que procura promover a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte nas deslocações habituais do quotidiano.

- Publicidade -

A concretização do ECC 2015 permite, através da aplicação móvel associada à iniciativa, fazer um levantamento dos caminhos e percursos preferidos dos adeptos das duas rodas, com o intuito de avaliar as condições oferecidas pelos mesmos e de definir prioridades de investimento para o futuro.

Este desafio serviu ainda para despertar a opinião pública para as lacunas existentes no quadro legislativo do país sobre a utilização da bicicleta enquanto um dos principais meios de transporte nas cidades e nas regiões da Europa, de forma a contornar obstáculos e a melhor adaptar o território para a circulação deste veículo, amigo do ambiente e sinónimo de um estilo de vida saudável.

A AMAL, enquanto dinamizadora do projeto no Algarve, salienta a prestação “muito positiva” da equipa algarvia, sobretudo “tendo em conta o panorama da região, em que somente 1% das deslocações diárias se realiza de bicicleta”.

“A aceitação da comunidade algarvia foi bastante satisfatória, com mais de 70 atividades organizadas no âmbito da participação da equipa Algarve, num programa muito dinâmico e diversificado para 31 dias de competição”, explica a AMAL.

Após o término da competição, que colocou a equipa algarvia à frente de cidades como Barcelona e Bristol, a AMAL irá, juntamente com os parceiros desta iniciativa, proceder à avaliação da quarta edição do desafio. Os resultados deverão ser apresentados ao público no final do mês de junho.

O ECC 2015 foi promovido na região algarvia pela AMAL numa colaboração com os municípios, o Comando Territorial do Distrito de Faro da GNR, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, os Comboios de Portugal, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares da Região Algarve, a Inframoura, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e diversas associações e grupos informais de cidadãos.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.