Amaral toma posse e promete “novos tempos para Castro Marim”

ouvir notícia

O autarca foi eleito a 26 de setembro com uma “confortável maioria em todos os órgãos”, o que traz ao executivo “responsabilidades acrescidas e deveres obrigatórios”, disse Francisco Amaral no seu discurso.

Para os próximos quatro anos, o recém-eleito promete “levar água potável a todas as pessoas deste concelho”, como a Pisa Barro e Cortelha e trabalhar na reflorestação das zonas afetadas pelo incêndio deste ano.

Outro dos objetivos deste executivo, considerado como “uma grande preocupação”, é a necessidade de construir mais habitação para as famílias, nomeadamente para os casais jovens.

- Publicidade -

“Há que criar mais loteamentos habitacionais para os casais poderem construir as suas moradias, inclusive nas duas freguesias de serra, Odeleite e Azinhal, até como forma de combater a desertificação do nordeste algarvio e fixar novas pessoas”, explicou.

castro marim tomada de posse 2021 4

Francisco Amaral anunciou ainda que durante o seu último mandato como presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, pretende “lutar para cobrir de rede de telemóvel e internet todo o concelho”, além da “necessidade de levar o passadiço de Altura até Monte Gordo” e de “dignificar o parqueamento automóvel nas praias”.

Outra das prioridades referidas no discurso é a ligação entre localidades através de ciclovias, nomeadamente entre Castro Marim, Quinta do Sobral, São Bartolomeu e Praia Verde, “que será uma realidade dentro de poucos dias”.

Em relação a requalificações, o autarca anunciou as obras da Rua da Alagoa, a construção do pavilhão desportivo, um parque de autocaravanismo, a requalificação do centro da vila, do castelo e do forte e a renovação da rede de água.

Em curso está a obra do Centro de Atividades Náuticas de Odeleite, o arranjo paisagístico do cais da Foz de Odeleite e a requalificação das duas ruas, além do lar de Alzheimer.

Até 2025, este executivo conta com o aumento substancial das receitas municipais “dado o desbloqueio e avanço de alguns empreendimentos turísticos”, possibilitando assim “um melhor investimento municipal”.

Francisco Amaral terminou o seu discurso afirmando que o concelho de Castro Marim “convém ser melhor explorado, dinamizado, promovido, rentabilizado, de uma forma inteligente, sustentada e respeitadora dos nossos princípios e valores”.

Durante a cerimónia, João Fernandes foi eleito como presidente da mesa da Assembleia Municipal de Castro Marim, além de Luís Cruz e Diane Valentim como primeiro e segundo secretário, respetivamente.

“A figura do presidente da mesa da Assembleia Municipal vai deixar de servir de força de bloqueio e passar a ser um vigilante atento que acompanha e fiscaliza toda a atividade da Câmara e dos serviços municipalizados”, disse João Fernandes.

O novo presidente da mesa acrescentou ainda que “de agora em diante, a Assembleia Municipal vai deixar de ser hostil ao presidente da Câmara e ao seu executivo. Vai ser um parceiro pro ativo, leal e solidário com o executivo camarário”.

Após dois mandatos consecutivos, José Domingos despediu-se do seu cargo de presidente da mesa da Assembleia Municipal, exigindo “a realização do prometido” pelo novo executivo.

“Estamos aqui para representar e dar-mos voz aos que nos elegeram, pois esperamos que este órgão do município funcione como sendo parte das soluções que ambicionamos, mas não seremos submissos”, referiu.

Na cerimónia esteve presente o novo presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário.

castro marim tomada de posse 2021 7
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.