Ambiente: Governo quer proteger banco submarino de Gorringe

ouvir notícia

O Gorringe está a cerca de 300 quilómetros do Cabo de São Vicente (foto Carlos Suarez / Oceana)

A zona localiza-se cerca de 300 quilómetros a sudoeste do Cabo de São Vicente e está a um passo de se transformar numa nova área marinha protegida do Atlântico. A última expedição ao Gorringe aconteceu no passado mês de outubro e os investigadores encontraram espécies que nunca tinham sido observadas naquelas montanhas submarinas

Domingos Viegas

O Governo acaba de propor a integração das montanhas do banco submarino de Gorringe nas áreas protegidas da Rede Natura 2000. Esta área montanhosa submarina localiza-se cerca de 300 quilómetros a sudoeste do Cabo de São Vicente e está considerada uma das zonas montanhosas submarinas mais importantes da Europa e com maior diversidade ambiental.

- Publicidade -

“A nomeação de Gorringe como espaço protegido no Atlântico oferece esperança para a recuperação dos oceanos”, considera Ricardo Aguilar, diretor de investigação da Oceana na Europa, entidade que já fez diversas expedições àquela zona, em colaboração com a Universidade do Algarve.

“Portugal é o país com menos superfície protegida da Europa e tem de fazer um grande esforço para cumprir com os objetivos europeus e da ONU para conservar, pelo menos, 10 por cento da sua superfície marinha”, explica Ricardo Aguilar…

…(reportagem completa na edição impressa, semanal, do Jornal do Algarve que está nas bancas desde quinta-feira)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.