Andaluzia exige comboio de Alta Velocidade de Sevilha a Faro

ouvir notícia

Desde há três meses que está a circular no sudoeste andaluz uma petição que exige a ligação por Alta Velocidade (AVE) entre Sevilha e Faro, apurou o JA junto de fontes do outro lado da fronteira, segundo as quais o documento foi subscrito pela própria Junta Autónoma de Andaluzia, autarquias, partidos políticos e associações de empresários.

Algarvios e andaluzes coincidem na exigência de que os governos português e espanhol avancem com a ligação transfronteiriça entre Vila Real de Santo António e Huelva, mas os espanhóis estão a ser mais proativos nessa exigência. E têm já uma petição a correr. A poderosa Junta Autonómica de Andaluzia assinou o documento


“Em Espanha todos os empresários, sociedade, partidos políticos, estamos interessados na linha AVE Sevilha/Huelva/Faro, para ligar de uma vez por todas a Andaluzia com o Algarve”, disse ao JA o ex-alcaide de Ayamonte e secretário-geral do Partido Popular da província de Huelva, Alberto Fernandez, também conselheiro da Junta de Andaluzia.

- Publicidade -


O mesmo responsável recorda que a própria União Europeia estabeleceu um corredor mediterrânico no mapa das linhas de Alta Velocidade na Europa, onde foi finalmente incluída a linha AVE até Faro. “O que estamos a fazer deste lado do Guadiana e convocar publicamente todos para que Portugal e Espanha se apresentem ante Europa a dizer que essa linha tem que ser financiada e já.

(…)

João Prudêncio

(leia a notícia completa no Jornal do Algarve de 1 de mabril de 2021)

Assine o Jornal do Algarve e aceda aos conteúdos exclusivos para assinantes

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.