Aniversário da fundação de VRSA com concerto de Ana Bacalhau

O Dia da Cidade tem início pelas 08:00, com a alvorada

ouvir notícia

As comemorações do 246.º aniversário da fundação de Vila Real de Santo António vão decorrer a 13 de maio, dia de feriado municipal, com várias iniciativas e um concerto de Ana Bacalhau na Praça Marquês de Pombal, pelas 21:30, anunciou a autarquia

O Dia da Cidade tem início pelas 08:00, com a alvorada, seguido do habitual hastear das bandeiras com a participação da Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Real de Santo António pelas 09:00 na Praça Marquês de Pombal. 

Meia hora depois vai decorrer o ato de colocação da fotografia do ex-presidente Alfredo Graça, falecido recentemente, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. 

- Publicidade -

Pelas 10:00 acontece a habitual sessão solene no Centro Cultural António Aleixo, à mesma hora em que têm início multiatividades desportivas e associativas na Praça Marquês de Pombal, até às 17:00. 

Durante a sessão vão ser atribuídas distinções honoríficas a Alfredo Graça, Fernando Reis e Jorge Dourado. O ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Alfredo Graça, falecido recentemente, será distinguido com a Medalha de Honra da Cidade “pelo ilustre e valioso serviço que prestou à comunidade”.

Já o anterior diretor do Jornal do Algarve, Fernando Reis, falecido em 2021, será distinguido com a Medalha de Mérito Cultural “pelos serviços de excelência que prestou à comunidade”.

Jorge Dourado receberá a Medalha de Mérito Profissional “pelos serviços de exceção que prestou, enquanto médico de família, no Centro de Saúde de Vila Real de Santo António.

Ao meio-dia será inaugurado o painel evocativo do Coronel Francisco Mascarenhas, o primeiro Governador de Vila Real de Santo António, na fachada norte do edifício da Câmara Municipal. 

Já pelas 18:30 vai decorrer a iniciativa “Danças e Contradanças”, com a recriação das festividades da fundação de Vila Real de Santo António em vários locais da Praça Marquês de Pombral e da Avenida da República (Arquivo Histórico, escultura “Marquês de Pombal” e edifício da Alfândega). 

Para encerrar as comemorações, a artista Ana Bacalhau, vocalista da banda Deolinda, sobe ao palco da Praça Marquês de Pombal para um concerto a solo, agendado para as 21:30. 

Entre os dias 13 e 15 de maio decorre ainda o Congresso Hispano-Português com o tema “A Expansão Ibérica – A circum-navegação de Magalhães – El Cano”, no Centro Cultural Casa Grande em Ayamonte e no Centro Cultural António Aleixo em Vila Real de Santo António. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.