Ano novo – escola nova

O 2.º período começou…


Entro na escola e fico surpreendida com novas caras que encontro, caras de novos auxiliares de ação educativa, contratados para dar resposta às múltiplas necessidades da escola.


Sigo caminho e deparo-me com um completo e renovado parque exterior, fico fascinada com tantos e bons equipamentos para uso dos alunos, não só de forma lúdica mas, também, pedagógica.


Entro no edifício e observo, com atenção, as obras de requalificação que ocorreram, portas e janelas novas, chão polido e limpo, luzes a funcionar.


Entro na sala de aula e a minha perplexidade é total, já temos aquecimento (para os dias frios) e ar condicionado (para os dias quentes), os computadores são novos, não demoram uma eternidade a ligar e o projetor multimédia é ótimo. Ena!! Chegaram mesas e cadeiras novas (ainda bem porque no outro dia o Zé espetou uma farpa de madeira nas pernas!). Os alunos têm tablets, livros digitais e apenas precisam de levar uns cadernos para fazer os seus registos. Assim podemos usar as TIC para melhorar as aprendizagens.


A coordenadora entra, deseja-me um ano novo feliz e anuncia que a partir daquele dia terei um colega novo para me ajudar com os alunos com mais dificuldades. Também sou informada que o meu horário foi reduzido de maneira a dar-me mais tempo para preparar materiais e cumprir outras tarefas como, por exemplo, iniciar a horta pedagógica com os alunos que ainda não tinha conseguido… por falta de tempo!


Mas as novidades do ano novo não ficaram por aqui…a escola vai ser reforçada com psicólogos e terapeutas que vão ajudar todos os alunos, especialmente os alunos com necessidades educativas que, por certo, melhorarão as aprendizagens e, consequentemente, a sua inclusão. Uma excelente medida que ajudará as famílias e os alunos a serem cidadãos com um futuro ativo e produtivo na sociedade.


Dei a minha aula e no intervalo fui à sala dos professores… deparei-me com um ambiente tranquilo e feliz, colegas motivados e cheios de vontade de continuar o seu trabalho. Até recebi três notícias boas… o João ficou efetivo ao fim de 3 anos de contratos de trabalho e a

Maria vai-se reformar com 36 anos de serviço. Para além disso, a filha da Maria (que também quis ser professora) teve colocação na escola da mãe e está radiante!


O dia seguiu e ao final da tarde fui convocada para uma reunião do Conselho Diretivo, onde todos juntos (professores, auxiliares, pais e alunos) vamos discutir a nossa escola e o que fazer com as verbas financeiras enviadas pelo Ministério da Educação para as nossas dinâmicas e projetos.


Cheguei a casa, brinquei com os meus filhos, li uma parte do meu livro preferido, namorei com o meu marido e fizemos o jantar.
Acordei no dia 4 de janeiro e fui trabalhar… afinal era um sonho… o 2.º período começou!

Catarina Marques

Educadora – Dirigente Sindical do Sindicato dos Professores Zona Sul

Deixe um comentário

Exclusivos

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.