Antigos caminhos do Sotavento revelam antigas histórias a par e passo

ouvir notícia

O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela continua a promover passeios pedestres de interpretação da paisagem intitulados “Passos Contados”. O próximo passeio está marcado para hoje, dia 26, e vai contar com a presença do historiador Luís Oliveira e do arqueólogo João Pedro Bernardes.

Os participantes têm como ponto de encontro a antiga escola primária de Santa Rita. A iniciativa começa uma caminhada que vai mostrar como os caminhos, muros e valados do Sotavento Algarvio têm muito mais para contar além das direções e divisões.

Em curso está a quarta edição desta iniciativa que desta vez se debruça sobre as plantas e os seus usos antigos tanto na área da medicina quanto da alimentação. As heranças islâmicas nas formas de construir e habitar, os antigos caminhos, muros e valados, e as lendas. Os percursos vão ainda recordar a forma como se fazia o escoamento da produção mineira, dos produtos agrícolas e dos frutos secos do barrocal algarvio.

- Publicidade -

Os caminhos algarvios têm muito para contar e o Centro de Investigação e Formação do Património de Cacela, em parceria com a autarquia de Vila Real de Santo António, vai desvendar essas histórias até Outubro. Estão a ser promovidos dois tipos de passeios, diurnos e noturnos. A participação nestas iniciativas é gratuita.

Os interessados podem inscrever-se ou solicitar mais informações através dos seguintes contactos: 281 952 600, [email protected] ou www.ciip-cacela.clogspot.com.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.