António Costa considera que prémio a Lídia Jorge é “merecido reconhecimento”

ouvir notícia

O primeiro-ministro, António Costa, considerou que a atribuição do Prémio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, em Línguas Românicas, a Lídia Jorge é um “merecido reconhecimento” do contributo da escritora portuguesa para a literatura contemporânea.

“Parabéns a Lídia Jorge pelo Prémio FIL de Literatura em Língua Românicas, o galardão máximo da @FILGuadalajara [identificação da página do evento, na rede social Twitter]! Merecido reconhecimento, por um júri internacional, de uma grande escritora portuguesa e do seu contributo para a literatura contemporânea universal”, disse António Costa no Twitter.

Lídia Jorge foi hoje distinguida com o Prémio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, de Literatura em Línguas Românicas.

- Publicidade -

O galardão mexicano junta-se ao Prémio Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro/2019 atribuído, em julho passado, à obra de Lídia Jorge.

A autora, nascida há 74 anos em Boliqueime, no Algarve, foi já distinguida outros galardões, como o Grande Prémio de Literatura dst (2019), o Prémio Vergílio Ferreira (2015), o Prémio Luso-Espanhol de Cultura (2014), o Prémio Internacional de Literatura da Fundação Günter Grass (2006), o Grande Prémio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes d’Escritas (2002), o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia (2000) e o Prémio D. Diniz da Casa de Mateus (1998).

Lídia Jorge é a 30.ª distinguida com o principal prémio de literatura da Feira de Guadalajara, e é o segundo escritor português distinguido, depois de António Lobo Antunes, em 2008.

Lídia Jorge estreou-se em 1980 com o romance “O Dia dos Prodígios”.

Desde então tem publicado vários títulos nas áreas do romance, conto, ensaio e teatro.

Os escritores brasileiros Ruben Fonseca, premiado em 2003, e Nélida Piñon, em 1995, são os outros autores de língua portuguesa distinguidos com o principal prémio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

Lídia Jorge sucede ao mexicano David Huerta, premiado em 2019.

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara, a segunda maior do mundo, no mercado livreiro, depois da feira de Frankfurt, na Alemanha, vai decorrer este ano de 28 de novembro a 06 de dezembro.

O prémio será entregue no dia de abertura da feira.

Portugal foi o país convidado da FIL de Guadalajara, na edição de 2018.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.