António Costa em Faro para atribuir nome de Gago Coutinho ao aeroporto

ouvir notícia

O primeiro ministro português, António Costa, estará presente esta quarta-feira, dia 7 de setembro, no aeroporto de Faro, para a atribuição do nome de Gago Coutinho à infraestrutura, anunciou a ANA – Aeroportos de Portugal.

A cerimónia de denominação oficial de Gago Coutinho ao aeroporto de Faro vai decorrer às 10:30, em homenagem ao navegador e almirante nascido em São Brás de Alportel.

A decisão foi aprovada em junho deste ano em Conselho de Ministros, no mesmo ano em que se assinala o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

- Publicidade -

A proposta, aprovada em várias assembleias municipais de autarquias do Algarve, surgiu de um movimento de cidadãos que considerava que a estrutura, inaugurada em 1965, deveria ter o nome do almirante que, em 1922, em conjunto com o aviador Sacadura Cabral, fez a primeira travessia aérea do Atlântico Sul no hidroavião “Lusitânia”.

Para a travessia, realizada há 100 anos, Gago Coutinho e Sacadura Cabral testaram um processo inovador para conhecerem a posição de uma aeronave no alto-mar, baseando-se nas técnicas de navegação astronómica usadas a bordo dos navios.

Para a observação da altura dos astros usaram o sextante, no entanto, para poderem observar os astros em situações em que a linha do horizonte não estivesse visível, Gago Coutinho adaptou um sistema de horizonte artificial a um sextante clássico, aparelho que viria a ser usado para a navegação aérea nas décadas seguintes.

Nascido em 1869, Carlos Viegas Gago Coutinho foi nomeado diretor honorário da Academia Naval portuguesa em 1926, e distinguido como piloto aviador, tendo-se retirado da vida militar em 1939.

Viria a morrer em 1959.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.