António Oliveira ao piano no Cine-Teatro Louletano

ouvir notícia

.

No próximo dia 18 de fevereiro, o pianista António Oliveira vai subir ao palco do Cine-Teatro Louletano, em Loulé, às 21h30, para um concerto integrado nas comemorações do centenário do nascimento de Maria Campina e onde o pianista interpretará temas de F. Chopin (Balada nº1 em Sol menor, op.23) e F. Liszt (Campanella), entre outros.

António Oliveira é um conceituado pianista que nasceu no Porto e fez a sua formação académica naquela cidade, na Alemanha e nos Estados Unidos. Complementou os seus estudos com Helena Sá e Costa, Pedro Burmester, Mikail Pethukov, Carla Giudici e Emanuel Ax. Destaca-se a menção honrosa que alcançou numa das edições do Concurso Maria Campina.

Tem realizado recitais a solo e de música de câmara em algumas das salas mais importantes do país e no estrangeiro. Para além disso, gravou com o clarinetista António Rosa um CD de Música Portuguesa do Século XXI. Estreou e gravou com o soprano Ana Barros as obras Cicuta e Sept Épigrammes de Platon do compositor António Chagas Rosa.

- Publicidade -

Fez a estreia mundial do 1.º Concerto para Piano e Orquestra do compositor Telmo Marques. Apresentou-se a solo com a Orquestra Clássica da Madeira, com a Orquestra do Norte, com a Orquestra Sinfónica da ESART e com a Fundação Orquestra Estúdio sob a direção dos Maestros Rui Massena, Sandor Gyudi e Miguel Graça Moura.

Foi assessor do programador, maestro Rui Massena, de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Atualmente é professor de piano do Conservatório de Música do Porto.

O preço dos bilhetes para este espetáculo é de 8 euros.

Recorde-se que no ano em que se assinala o 100.º aniversário de Maria Campina, a Câmara Municipal de Loulé, em parceria com o Conservatório Regional Maria Campina, promove um programa de comemorações do centenário do nascimento desta pianista. Esta iniciativa pretende realizar vários eventos ao longo do ano de 2014 para homenagear esta ilustre louletana que teve o privilégio de ser um dos nomes portugueses mais importantes na área da execução da música clássica.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.