ANTÓNIO ROSA MENDES*

Luísa Travassos
Luísa Travassos
Diretora do Jornal do Algarve Carteira Profissional - 588 A

Exposição “Algarve do Reino à Região”: Um ímpar projeto algarvio

Encetamos aqui uma sequência de apontamentos alusivos a um conjunto unitário e diversificado de exposições cujo título englobante elucida o ambicioso do projecto: “Algarve – do Reino à Região”.
Projecto que visa, precisamente, ilustrar a história do Algarve no último milénio, desde o “al-Gharb” islâmico à actualidade, passando pelo longo período, entre 1267 e 1910, em que existiu o chamado “Reino do Algarve”. E projecto ambicioso não só por essa dimensão temporal alargada mas também por abarcar toda a geografia algarvia, barlavento e sotavento, litoral e interior. Para o efeito, uma dúzia de municípios algarvios conjugaram esforços e conceberam e realizaram algo ímpar na região.
Essa a primeira nota de relevo: superaram-se os particularismos concelhios e levou-se a cabo um magno empreendimento à escala regional. A iniciativa pertenceu à Rede de Museus do Algarve, uma estrutura informal mas nem por isso menos eficaz, que congrega os museus municipais de Tavira, Loulé, Faro, Albufeira, Portimão e Olhão, acrescidos do Museu do Trajo de São Brás de Alportel e do Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão (sito em Faro), e ainda das Câmaras Municipais de Alcoutim, Castro Marim, Lagos, Silves e Vila Real de Santo António. No total, são treze exposições que articuladamente proporcionam uma perspectiva integrada da evolução histórica algarvia e do seu rico – e tantas vezes depreciado – património cultural.
É este património cultural, tanto material como espiritual, que ao Algarve confere uma identidade própria e inconfundível e o faz ser, não um qualquer “Allgarve” de pacotilha para o “glamour” do novo-riquismo imbecil e ostentatório, mas uma região vincadamente personalizada e ancorada num passado comum – cujo conhecimento e cuja preservação constituem, por seu turno, a única garantia de um futuro melhor e em que o Algarve não deixará de ser Algarve.
Temos assim, pois, treze exposições que sob a designação genérica “Do Reino à Região” nos apresentam a vocação turística do Algarve (em Albufeira), as vivências oitocentistas (em São Brás de Alportel) e as experiências novecentistas (em Faro), a I República (em Loulé), a cidade e os campos (em Tavira), o espaço fronteiriço (em Alcoutim) e a defesa do território (em Castro Marim), a cartografia das viagens de navegação (em Lagos) e os descobrimentos marítimos (no Museu Ramalho Ortigão), os compromissos marítimos dos pescadores (em Olhão), a época islâmica (em Silves), o urbanismo iluminista (em Vila Real de Santo António), enfim, e no seu contexto local, o grande artista, diplomata e político algarvio Manuel Teixeira-Gomes (em Porti-mão).
Os breves apontamentos que ora se iniciam pretendem chamar a atenção dos leitores do “Jornal do Algarve” para esse acervo expositivo  que sobremaneira nos honra – e nos honra tanto por evidenciar a riqueza da nossa cultura autóctone como a nossa capacidade de algarvios para, aqui e agora, produzirmos genuína cultura. Com uma advertência: o projecto carece de “glamour”, não é uma feira de vaidades, dirige-se quer a naturais quer a forasteiros, alia tradição e inovação, combina estudo aturado e criatividade ousada – e, sobretudo, não ofende (antes pelo contrário, dignifica) um Algarve com todas as letras e sem mais nenhuma, um Algarve que tem sido acintemente vilipendiado por “allgarvios” de má-morte.
Resta acrescentar que estes apontamentos divulgativos (não é outra a sua intenção) foram elaborados pelo Centro de Estudos de Património e História do Algarve (CEPHA), de que o autor deste introdutório é coordenador. O CEPHA funciona na Universidade do Algarve, congrega especialistas nas diversas disciplinas do património cultural e tem por objectivos a investigação e a prestação de serviços à comunidade. Nesse âmbito assumiu a responsabilidade, aliás, dos conteúdos científicos das exposições de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Pelo que estes apontamentos serão mais um desses serviços, modesto embora.

*CEPHA/UAlg

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

2 COMENTÁRIOS

  1. Para além dos vários pontos de vista pelos quais possa ser observado, pensamos ser este o momento para desenterrar a figura do Remexido. Nesta iniciativa caberia a figura idiossincrática tão postergada que “remexeu” na história do Algarve durante as lutas liberais, entre D.Pedro e D.Miguel. José Joaquim de Souza Reis de seu nome, esteve no lado errado da história e pagou (talvez injustamente, mas com nobreza) com a vida o arroubo da sua coragem de defender o seu ponto de vista. A quem não convirá ainda hoje, que se mexa demasiado nesta personagem, não nos interessa, mas sim a verdadeira figura histórica que nos pertence. Porque se o rumo da história fosse outro, não faltaria homengens, ruas e travessas laudatórias ao nosso herói algarvio “Remechido”. Pensamos que caberia perfeitamente na matriz fundadora deste projecto histórico-cultural – CEPHA -, o “Remechido” ou “Remexido”, alcunha posta pela sua mulher a José Joaquim de Souza Reis, após um julgamento sumário onde foi executado por fuzilamento por um pelotão militar no Campo da Trindade em Faro, pelas seis horas da tarde no dia 2 de Agosto de 1838. (Um povo de brandos costumes?) Acresce dizer que não somos monárquico nem republicano, mas apenas um algarvio mais, que defende as suas origens.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.