APA-Algarve lança concurso “Eficiência Hídrica na Escola”

ouvir notícia

A APA – Agência Portuguesa do Ambiente anunciou que vai lançar a 1ª edição do Concurso “Eficiência Hídrica na Escola” no próximo Dia Mundial da Água, 22 de março (segunda-feira), em parceria com a ADENE – Agência para a Energia, a AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve, a empresa Águas do Algarve, a Universidade do Algarve e a DGESTE – DSR Algarve.

Durante a sessão de lançamento, que decorrerá online a partir das 14:30, será apresentado o Regulamento do Concurso e debatido o projeto e as perspetivas futuras.

As mais recentes projeções climáticas para a região do Algarve preveem um aumento da frequência e severidade dos períodos de seca, com impactes ao nível da quantidade e qualidade dos recursos hídricos, pelo que se torna urgente e determinante que se estabeleçam metas e horizontes temporais de eficiência hídrica para os principais usos, podendo a Escola funcionar como um “laboratório” de boas práticas aos níveis infraestrutural (e.g. redes, dispositivos, equipamentos) e comportamental que permitam alavancar outras dinâmicas e posturas.

- Publicidade -

O Concurso “Eficiência Hídrica na Escola” tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares do Algarve, em parceria com os respetivos municípios, para a necessidade de monitorizar o seu consumo da água, promovendo simultaneamente a implementação das melhores práticas para o seu uso eficiente. As escolas e as respetivas autarquias podem submeter a concurso os seus projetos até ao dia 5 de junho de 2021, devendo a inscrição ser realizada 1 mês antes, através de plataforma digital a disponibilizar oportunamente.

O Concurso distinguirá os melhores projetos das escolas do Algarve com boas práticas ao nível da Eficiência Hídrica.

Esta 1ª edição dirige-se a projetos a serem implementados no ano letivo 2021/2022, em agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e escolas profissionais que ministrem o ensino básico e secundário.

Serão atribuídos 11 prémios monetários no valor global de €100.000, 3 por cada uma das categorias e 2 menções honrosas, nomeadamente:

– categoria desempenho – escolas com monitorização de consumos e/ou equipadas com dispositivos e equipamentos eficientes no que diz respeito ao uso da água;

– categoria monitorização/medição – escolas equipadas com dispositivos de monitorização de consumos em bom estado, mas sem dispositivos ou equipamentos eficientes ou em número insuficiente;

– categoria ação – escolas sem equipamentos de monitorização de consumos e sem dispositivos eficientes para o uso da água ou em número insuficiente.

A entrega dos prémios será atribuída após o anúncio oficial dos vencedores no dia 17 de junho de 2021, Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca.

O regulamento pode ser consultado no portal do Voluntariado Ambiental para a Água e nos sites dos parceiros do projeto.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.