Aplicação móvel permite comunicar problemas às câmaras municipais

ouvir notícia

.

Geralmente, os munícipes são confrontados com a inexistência de uma ferramenta que lhes permita comunicar de forma fácil e rápida os problemas que detetam no espaço público, sabendo-se de antemão que a sua cooperação permitiria uma atuação mais rápida dos serviços municipais na resolução desses mesmos problemas.

O StreetAlert é uma aplicação gratuita para dispositivos móveis (Android e iOS) que permite aos seus utilizadores remeterem alertas aos municípios, em tempo real e de forma muito intuitiva, relativos a problemas detetados no espaço público.

A população pode, assim, alertar sobre árvores tombadas ou em risco de tombar, iluminação danificada, resíduos depositados ilegalmente na via pública, veículos abandonados, desabamento de terras, pavimento danificado, grafítis, inundações em vias e espaços públicos, sinais de trânsito danificados, sinalética destruída, espaços verdes mal tratados, parques infantis danificados, mobiliário urbano destruído, papeleiras danificadas, contentores vandalizados, entre outros problemas.

- Publicidade -

Como funciona?

O utilizador descarrega gratuitamente a aplicação no seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet) e procede ao seu registo (uma só vez). Fotografa o problema detetado, como se estivesse a captar uma imagem para colocar numa rede social. Seleciona o tipo de problema numa listagem que lhe é fornecida.

O sistema identifica automaticamente a localização (latitude e longitude), com uma margem de erro mínima. Pode ser acrescentada informação complementar. O utilizador confere a informação e envia o alerta à câmara municipal e recebe a confirmação de que o alerta foi enviado com sucesso.

Concluídos estes passos, a câmara municipal recebe um email com a seguinte informação: dados do utilizador que enviou o alerta, fotografia do problema detetado, tipo de problema e localização. Toda a informação enviada por email fica registada numa plataforma online, a partir da qual o município pode fazer a gestão dos alertas rececionados.

O descarregamento e utilização da aplicação StreetAlert é gratuita e já está disponível em Google Play Store e App Store. A aplicação já se encontra ativa para todos os municípios de Portugal Continental.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.