Apoio Social e acessibilidades integram estratégia de desenvolvimento

ouvir notícia

Pedro Oliveira é presidente da Junta de Freguesia de S. Clemente, do concelho de Loulé, há 21 anos. Diariamente gere uma área habitada por cerca de 17 mil pessoas. Ao JA, diz-se preocupado com a área social. A falta de habitação social, de creches e de emprego que afeta a freguesia são áreas em que coloca uma tónica a par da conclusão de algumas obras estratégicas para o desenvolvimento da freguesia

Jornal do Algarve – A atual crise, veio de alguma forma alterar o plano de trabalho que a sua equipa havia delineado no programa eleitoral?
Pedro Oliveira- Pouco veio alterar uma vez que as facilidades nunca abundaram e os planos de trabalho traçados irão ser cumpridos, com maior ou menor dificuldade. Procuraremos evitar ainda mais despesas supérfluas, ser criteriosos e olhar ainda mais às prioridades.
JA – Quais os maiores problemas que diagnostica na freguesia neste momento?
PO – Sem dúvida, alguns problemas e dificuldades sociais associadas ao desemprego que facilmente resultam deste quadro de instabilidade que na nossa freguesia é visível e sentido.
JA – A freguesia tem registado um crescimento acentuado que é verificável com vários prédios novos. Pode explicar porque defende que existe falta de habitação?
PO – A falta de habitação a que me refiro, não é a que atualmente encontramos no mercado e que é bastante nesta freguesia. Com o aumento do desemprego e as restrições ao crédito, as famílias mais necessitadas, numerosas e jovens, não têm condições financeiras para aquisição dessas habitações.
Por outro lado, não é fácil recorrer ao arrendamento. Por exclusão destas duas possibilidades a única alternativa, seria a habitação social, onde as parcerias entre as Câmaras Municipais e Administração Central, veem funcionando com alguma eficácia, mas que nestes últimos anos abrandou e não responde às reais necessidades das famílias que mencionei.
Posso também referir que as Cooperativas de Habitação devido aos preços dos terrenos e exigências técnicas nas construções elevaram os preços que são idênticos aos praticados pelos privados.
JA – Quais os projetos ou obras previstos em que coloca um selo “prioritário” para a freguesia?
PO – As obras atualmente em fase de execução e em projeto, tais como: a requalificação da EN 125/4 entre Goncinha e Valados que muito melhorará a qualidade das condições do trânsito nesta zona.
Disse melhorará mas não se resolve. Só a concretização em obra, do projeto atualmente em estudo – Variante a esta estrada – trará as condições ideais ou aceitáveis, uma vez que à atual via será dada
uma função mais de via e trânsito local. Também a concretização da Avenida Nascente, na saída para saída para São Brás de Alportel, beneficiou e dignificou uma zona tão problemática, que em muito beneficiou a qualidade devida daqueles residentes.
Importa ainda finalizar o abastecimento de água e saneamento às zonas ainda sem essas infraestruturas assim como a repavimentação de algumas estradas municipais, que, em tempo útil foram solicitadas.
A necessária e urgente construção de creches e jardins-de-infância na freguesia, que (…)

Entrevista publicada na íntegra na edição papel de 10 de fevereiro de 2011 do Jornal do Algarve

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Manuel Alegre será membro honorário da UTL/AKIVIDA em VRSA

O poeta Manuel Alegre vai ser nomeado, oficialmente, membro honorário da UTL/AKIVIDA, no dia...

PSP deteve 3 homens em Faro por roubo, fuga de prisão e violência doméstica

O Comando Distrital da PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal de Faro, durante...

Lídia Jorge recebe ‘Medalha da Liberdade Livre’ da Câmara de Faro

A Câmara de Faro vai atribuir à escritora Lídia Jorge a Medalha da Liberdade...

Lagos quer comprar terrenos para ampliar oferta habitacional

O autarquia de Lagos aprovou, na última reunião de câmara, a aquisição de dois...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.