Investimento de 2,8 milhões nos portos de Faro e Portimão

ouvir notícia

Obras no porto de Faro

Decorrem a bom ritmo as obras de melhoramento dos portos de Faro e Portimão, sob a responsabilidade da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, devendo ficar concluídas até ao final deste mês de julho.

Em Portimão, terminou a reabilitação do cais Ro-Ro e as obras de reabilitação do cais flutuante Bartolomeu Dias encontram-se em fase final de conclusão. Decorre, igualmente, a requalificação dos espaços afetos aos passageiros do edifício da gare marítima daquele porto.

Em Faro, procedem-se aos trabalhos de reparação do caminho de rolamento dos guindastes, encontrando-se a área de jurisdição do porto a ser alvo de ordenamento e requalificação.

- Publicidade -

A modernização dos sistemas de informação e comunicação em ambos os portos foi igualmente uma das preocupações da autoridade portuária.

A segurança e proteção portuária nos portos de Faro e Portimão serão reforçadas com a extensão do Sistema de Supervisão Portuária (SSP) e do VTS Portuário (AIS), o que permitirá “uma cobertura vídeo das várias áreas dos cais e a melhoria das operações e do controlo de tráfego marítimo nas áreas molhadas”. Em Portimão, serão ainda instalados um scanner no terminal de passageiros e novas defensas pneumáticas.

De salientar ainda a melhoria dos serviços de apoio técnico, segurança e fiscalização de obras portuárias e a disponibilização de veículos polivalentes de intervenção para os dois portos.

Estas intervenções nos portos de Faro e Portimão totalizam, respetivamente, um investimento previsto de 1,2 milhões de euros e 1,6 milhões de euros, apoiados por uma comparticipação comunitária de 480 mil e 700 mil de euros, proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) através do Programa Operacional Algarve 21.

JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.