Arade volta a ser pista para a Fórmula 1

ouvir notícia

O município de Portimão volta a receber, pelo 13.º ano consecutivo, uma das mais emocionantes competições mundiais de motonáutica. O palco natural do rio Arade já está pronto para a disputa do GP Portugal/Algarve F1, considerada uma das corridas mais loucas do mundo.

 

A Fórmula 1 dos barcos volta a passar este fim de semana pela cidade de Portimão. Cerca de 16 pilotos de oito nacionalidades, todos com nervos de aço, vão “desfilar” pelo rio Arade a quase 250 quilómetros por hora, na disputa do Grande Prémio de Portugal/Algarve F1 de Motonáutica.

- Publicidade -

Este ano, a cidade algarvia recebe a segunda prova do campeonato do mundo 2011, sendo que os melhores pilotos e equipas de motonáutica vêm a Portimão dar mais um espetáculo de alta velocidade sobre a água.

Assim, nos próximos dias 21 e 22, o estuário do Arade transforma-se numa pista para os barcos mais potentes, enquanto as margens do rio servem de plateia para milhares de pessoas que gostam de ver até onde vão os limites da velocidade.

As atenções do público vão estar certamente voltadas para o único português em prova, Duarte Benavente, que desde 1999 tem marcado presença regular em todas as competições realizadas no Algarve. Até agora, o melhor resultado alcançado por Benavente foi o terceiro lugar do pódio, conquistado em 2009.

Os favoritos à vitória

Entre os grandes favoritos à vitória na prova do próximo fim de semana está o atual campeão do mundo, o finlandês Sami Selio. Apesar de ter sido apenas 14.º classificado na prova inaugural do campeonato, realizada no Qatar, o piloto finlandês vai fazer tudo em Portimão para voltar aos lugares cimeiros da classificação geral. No entanto, Sami Selio tem tido algum azar neste grande prémio, nunca tendo vencido uma prova no rio Arade.

Outro dos favoritos é o italiano Francesco Cantando, que já terminou por cinco vezes a prova algarvia no segundo lugar. Esta edição, o piloto italiano – que participou nas treze edições do GP de Portugal/Algarve – está apostado em ganhar finalmente a prova.

Entre os principais candidatos à vitória está também o norte-americano Jay Price, que venceu a primeira etapa do mundial de F1, no Qatar, seguido do seu companheiro de equipa, o italiano Alex Carella.

Os pilotos dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Qamzi e Ahmed Al Hameli (da equipa Abu Dhabi), que em 2009 ocuparam o primeiro lugar do pódio na jornada dupla realizada no rio Arade, estão também entre os favoritos. Ahmed Al Hameli chegou inclusivamente a vencer novamente em 2010 e promete muita luta em Portimão para voltar a repetir a proeza.

Para além da corrida de F1, o evento inclui ainda duas corridas da Fórmula 4, nas quais participarão oito pilotos.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
Foto: João Porfírio
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.