ARCM manda carta aberta aos candidatos presidenciais

ouvir notícia

A Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM) enviou uma carta aberta aos candidatos a Presidente da República onde dá conta do processo de despejo de que está a ser alvo e das dificuldades que a associação atravessa.
“A ARCM é alvo de uma injusta ação de despejo que põe em risco a continuidade do seu projeto que, sem fins lucrativos, mas financeiramente auto-suficiente, serve transversalmente a comunidade farense, a cultura da região e representa, nesta dimensão e abrangência, um exemplo único de associativismo que cria as condições necessárias à liberdade criativa e de expressão”, lê-se no referido documento.
“O encerramento da sede afetaria diretamente duas centenas de pessoas que aqui desenvolvem o seu trabalho artístico. Milhares seriam privados da única sala multiusos com estas caraterísticas (fora do circuito institucional dos teatros e auditórios municipais), sempre disponível para acolher os mais variados eventos, de concertos a teatro, de convívios de grupo a eventos de solidariedade… A cidade e a região ficaria muito mais pobre, dezenas de bandas e outros grupos artísticos teriam o seu fim por falta de espaço de ensaio”, prossegue a Comissão de Gestão da ARCM.
Perante a ordem de despejo, a ARCM procura novas soluções e considera que é tempo de encontrar uma sede definitiva.
” Apesar dos esforços que se têm desenvolvido neste sentido, a ARCM ainda não tem garantias de um espaço alternativo que permita a continuidade do projeto.
A intervenção dos organismos públicos detentores de competências nas áreas em que a ARCM desenvolve atividade, é uma das respostas necessárias para a resolução do problema e que se enquadra nas responsabilidades do Estado, expressas na Constituição da República Portuguesa, nomeadamente nos Artigos 70.º(Juventude) e 78.º (Fruição e criação cultural)”.

Considerando que “o Presidente da República eleito com o voto dos portugueses, terá, no que se refere ao garantir do regular funcionamento das instituições democráticas, como especial incumbência a de, nos termos do juramento que presta no seu ato de posse, “defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa”, a ARCM está atempadamente a dar a conhecer a sua situação a todos os candidatos.

A Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM) foi criada em 1990 e na sua atual sede, acolhe, em 18 salas de ensaio, 31 bandas que juntam mais de 150 músicos de todos os estilos musicais. É, juntamente com a sua sala de espetáculos, uma referência nacional e uma indispensável infraestrutura que serve de espaço de apoio aos seus mais de 430 sócios, bem como a grupos de teatro e dança, coletivos de DJ’s e outras associações, que por falta de espaço próprio recorrem a esta para desenvolver as suas atividades.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.