Arqueólogos voltam ao castelo de Silves em busca de mais vestígios

ouvir notícia

Uma nova campanha arqueológica no castelo de Silves teve início no passado dia 2 de setembro e irá prolongar-se até ao próximo sábado, dia 14. A área que está a ser alvo de todas as atenções localiza-se no setor nascente da alcáçova, pretendendo-se prosseguir com a identificação de importante setor do palácio do século XI.

“Este, famoso no Ocidente Peninsular, é conhecido como ‘O Palácio das Varandas’ de Silves – referido na poesia intitulada ‘Evocação a Silves’ de Al-Mutamid, o rei-poeta de Sevilha, nascido em Beja e falecido em Agmat, em 1095”, adiantam os promotores desta campanha, frisando que daquela edificação subsistem, ainda, fragmentos de compartimentos e estuques ricamente decorados, correspondentes ao século XI.

“Perspetiva-se que os elementos arquitetónicos, depois de devidamente limpos e restaurados, poderão integrar exposição no Museu Municipal de Arqueologia de Silves”, revela a equipa que está a realizar os trabalhos, que são dirigidos pela professora Rosa Varela Gomes, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), através do Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP).

- Publicidade -

O município de Silves colabora na iniciativa, que conta com equipa constituída pela arqueóloga responsável, um assistente de arqueólogo/desenhador, sete estudantes do 1º e 2º ciclo de Arqueologia da FCSH da UNL e, ainda de um técnico de fotografia.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.