Arquivados processos contra procuradores do Freeport e dos submarinos

ouvir notícia

Conselho Superior do Ministério Público arquivou queixas do Procurador Geral contra Cândida Almeida, Paes Faria, Vítor Magalhães, Auristela Pereira e Carla Dias.

A decisão foi tomada ontem e terá de ser interpretada como uma derrota em toda a linha para o PGR, Pinto Monteiro: O Conselho Superior do Ministério Público arquivou todos os processos desciplinares contra a diretora do DCIAP, Cândida Almeida; os procuradores do caso Freeport e as duas procuradoras que tinham em mãos a investigação da compra dos submarinos.

Os processos disciplinares foram decididos por Pinto Monteiro. Cândida Almeida esteve sob alçada disciplinar porque teve conhecimento da relação amorosa entre a a procuradora Carla Dias, do caso dos submarinos, com um perito do processo e nada fez. Tal como Auristela Pereira, superiora hierarquica de Carla Dias.

- Publicidade -

Cândida, uma histórica do MP, também teve que responder disciplinarmente porque autorizou os dois procuradores do processo Freeport, Vitor Magalhães e Paes de Faria, a colocarem no despacho de acusação as perguntas que queriam fazer ao primeiro ministro, José Sócrates.

O inspetor deste caso tinha sigerido uma advertência para Cândida Almeida e quatro meses de suepensão para os dois procuradores.

Castro Caldas, relator do processo disciplinar contra Paes de Faria e Vitor Magalhães, votou contra o arquivamento e, por isso, o acórdão final vai ser feito pelo diretor do DIAP de Évora, Bilro Verão.

O procurador Carlos Monteiro, que tinha apresentado uma queixa-crime contra o procurador geral, foi suspenso por quatro meses.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.