Arranca requalificação do edifício da antiga lota de Portimão

ouvir notícia

As obras de requalificação do edifício onde funcionou durante muitos anos a lota de Portimão tiveram início esta semana, numa intervenção cujo investimento ronda os 960 mil euros, anunciou a Câmara de Portimão. 

Em comunicado, a autarquia adianta que a obra, com um prazo de execução de cerca de seis meses, contempla “a substituição da cobertura e o reforço das paredes e de toda a estrutura, com respeito pela traça original do imóvel”. 

“O rés-do-chão vai ficar dotado de uma ampla sala multifunções, preparada para receber eventos culturais e recreativos, enquanto nas traseiras do edifício poderá funcionar uma cafetaria”, acrescenta aquele município do distrito de Faro.  

- Publicidade -

As obras no edifício, situado na zona ribeirinha da cidade, já se encontravam previstas “há algum tempo”, mas só “há poucas semanas” é que a intervenção recebeu o visto prévio do Tribunal de Contas para que se pudessem dar início aos trabalhos. 

O objetivo, segundo o município, é “transformar a antiga lota de Portimão num edifício de utilidade pública, devidamente preparado para acolher projetos culturais, festividades, comemorações e eventos ligados às tradições locais e regionais, sobretudo relacionados com a gastronomia, o artesanato e outras manifestações de cunho popular”. 

As obras no edifício incluem, também, “a modernização das redes de água, eletricidade e telecomunicações, a criação de diversas salas de apoio no piso térreo e no 1.º andar, bem como instalações sanitárias”.  

Localizado logo à entrada da cidade pela chamada ‘ponte velha’ sobre o rio Arade, o edifício foi construído em 1916 para acolher a primeira central elétrica da então Vila Nova de Portimão. 

Entre as décadas de 1950 e 1980 passou a funcionar como lota, sendo utilizado para apoio a diversos restaurantes especializados em sardinha assada que ali funcionam. 

O edifício foi posteriormente identificado no Plano Diretor Municipal (PDM) como imóvel de interesse concelhio, conclui a autarquia. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.