Arrancaram as obras de construção da nova ETAR de Vila do Bispo e Sagres

ouvir notícia

.

Já teve início a empreitada de construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila do Bispo e Sagres.

Esta infraestrutura, tão ambicionada pela população vila-bispense, está dimensionada para uma população de 14 mil habitantes em época alta e representa um investimento na ordem dos dois milhões de euros.

A nova ETAR irá tratar as águas residuais de uma parte do concelho de Vila do Bispo, nomeadamente as que atualmente afluem às ETAR`s de Vila do Bispo, Raposeira e Hortas de Tabual e ainda os afluentes à Estação Elevatória do Emissário Submarino do Martinhal (Sagres).

- Publicidade -

Esta medida permitirá desativar estas instalações de tratamento, as quais possuem um grau de tratamento deficiente, e como tal, incrementando uma melhoria substancial no meio onde atualmente se efetuam as suas descargas.

Para o presidente da autarquia, Adelino Soares, a nova ETAR significa o culminar de várias diligências realizadas pela câmara municipal para que esta obra se concretizasse e que agora irá permitir uma a melhoria substancial da qualidade de vida no concelho, porque é uma resposta adequada às necessidades do município.

Para a empresa Águas do Algarve, esta obra significa uma melhoria dos níveis de tratamento das águas residuais e, consequentemente, da qualidade do efluente a ser devolvido aos cursos naturais e que irá dispor ainda de uma linha dedicada e adequada ao tratamento de efluentes provenientes de limpa-fossas.

A obra da responsabilidade das Águas do Algarve e executada num terreno da câmara municipal, na zona da Estreitura (Ponte da Granja) freguesia de Vila do Bispo e Raposeira, terá um prazo de conclusão de pouco mais de um ano.

Simultaneamente, está a decorrer o concurso público para a execução das obras de construção civil, fornecimento e montagem de equipamento de um conjunto de cinco estações elevatórias, respetivas condutas elevatórias e intercetores gravíticos de Vila do Bispo e Sagres. O preço base desta empreitada é de 2,8 milhões de euros.

Esta modernização do sistema de tratamento de esgotos de Vila do Bispo e Sagres representa, assim, um investimento de cerca de 4,8 milhões de euros das Águas do Algarve no município de Vila do Bispo.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.