ARS alarga apoio domiciliário ao barlavento

ouvir notícia

.

A Administração Regional de Saúde (ARS) anunciou a criação de uma nova equipa comunitária de suporte em cuidados paliativos (apoio domiciliário), no agrupamento de centros de saúde (ACES) do barlavento.

A equipa, que é constituída por médicos, enfermeiros, psicólogo e técnicos de serviço social, vai ficar sedeada no centro de saúde de Lagoa, na Unidade de Cuidados na Comunidade D’Alagoa, prevendo-se a respetiva entrada em atividade “até final de março”.

Numa fase inicial, esta equipa vai abranger utentes dos concelhos de Lagoa e de Portimão e, numa segunda fase, será feito o alargamento ao concelho de Lagos.

- Publicidade -

“Neste âmbito, será celebrado um protocolo de colaboração entre a ARS Algarve (ACES Barlavento) e a Câmara Municipal de Lagoa, com vista ao apoio por parte do município no que se refere aos meios logísticos necessários para o efeito, nomeadamente, a cedência de utilização de uma viatura para as deslocações da equipa”, adianta em comunicado a ARS.

O objetivo desta equipa é garantir a assistência médica e de enfermagem no domicílio aos doentes terminais.

O trabalho pioneiro foi iniciado em 2007, na altura abrangendo os concelhos de Faro, Olhão e Tavira. Mais tarde, as intervenções foram transferidas e alargadas aos restantes concelhos do sotavento da região do Algarve.

A nível hospitalar, existem duas equipas de cuidados paliativos, uma em cada uma das unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Algarve. A região conta ainda com 25 camas hospitalares de cuidados paliativos, concentradas no hospital de Faro (10) e Portimão (15).

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Talvez este seja uma área onde deveria existir mais camas disponíveis nos hospitais.Nos já pagamos impostos suficientes e cada vez á mais doentes,os doentes se estivessem nos hospitais empregavam pessoas e ao mesmo tempo tratavam de um problema sem resolução e cada vez maior.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.