ARS/Algarve desmente líder da Juventude Popular sobre triagem covid em Tavira

ouvir notícia

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve desmentiu que o Centro de Saúde de Tavira não possua triagem separada para os utentes covid-19, após queixa do presidente da Juventude Popular.

“Desde 16 de março que temos circuitos separados no Centro de Saúde de Tavira, por isso não entendo aquela notícia” afirmou à Lusa o presidente da ARS/Algarve, Paulo Morgado.

Em causa está a queixa de Francisco Mota, presidente da Juventude Popular (JP) que, depois de se ter dirigido àquele centro no passado sábado, denunciou a inexistência de corredores de triagem separados para doentes suspeitos de covid-19, questionando até se será situação única no país.

- Publicidade -

Francisco Mota relatou que durante o período de espera se deparou com duas situações de possíveis doentes covid, que terão estado no mesmo espaço que os demais utentes.

O presidente da ARS/Algarve, revelou “achar estranha” esta notícia destacando que “quando os utentes chegam ao centro há indicações claras dos diferentes circuitos” e é feita uma triagem “por enfermeiros”, sendo depois “encaminhados para circuitos separados”.

O responsável realçou que não há “falta de recursos humanos” no centro e que “nunca houve” um caso de covid-19 nos profissionais do centro ou “reclamações sobre uma situação similar” à descrita pelo líder da JP, desconhecendo “o que poderá ter motivado a reclamação”.

Realçou, no entanto, que pode haver situações em que os utentes “ocupem outros espaços”, mas reforçou que “todos têm a obrigatoriedade de manter a distância e usar máscara”, que é fornecida “em qualquer centro, caso o utente não a tenha”.

Paulo Morgado defendeu que se trata de um “excelente centro de saúde, que sempre funcionou bem”, revelando que “tudo isto é necessidade de aparecer” por parte do dirigente centrista.

O presidente da JP tinha afirmado que a situação suscita preocupação particular por se tratar de um centro de saúde no Algarve, onde nesta altura há pessoas de todo o país, que em caso de contágio poderão disseminar a doença.

 O dirigente centrista revelou ter apresentado uma reclamação junto do Centro de Saúde de Tavira, a qual “vai a ser analisada e será respondida”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.