Arte e ciência juntas na exposição “Visões – O interior do olho humano”

ouvir notícia

.

A mostra “Visões” reúne um leque de fotografias reais, captadas no interior do olho humano, acabando por se relevar um instrumento de comunicação inovador entre ciência e arte. A inauguração é este sábado, às 14h00, no Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro.

São histórias de sucesso da medicina e da oftalmologia portuguesa, mas não só, porque a física, a matemática, a arquitetura, a engenharia de estruturas, ou simplesmente, a estética estão presentes e existem, obrigatoriamente, dentro de cada olho humano.

“A exposição ajuda-nos a ultrapassar a deformação cultural que nos leva a julgar que arte e ciência nunca se encontram. Não é verdade. Arte e ciência têm a mesma missão (criar), recorrem ao mesmo instrumento (talento) e são duas vias de descoberta. A exposição ‘Visões – o interior do olho humano’ exemplifica este encontro perfeito entre arte e ciência”, explicam os responsévis do Centro de Ciência Viva.

- Publicidade -

Trata-se de imagens de olhos que falam da vida que existe nesse interior escondido, do estilo de vida de cada um, do ADN que herdaram ou das lesões que tiveram de enfrentar.

São histórias reais que começam a ser contadas num encontro de olhares, testemunhado pela luz. Sem esta interação entre luz e matéria nada seria visível. Uma e outra permitem-nos aceder ao mundo real e, também ao interior do olho humano.

A mostra é organizada pelo Centro de Ciência Viva do Algarve e pelo Centro Cirurgico de Coimbra. A inauguração contará com a presença de António Travassos, um dos maiores especialistas mundiais na cirurgia ocular.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.