Auto retrato de Manet rende à sotheby’s 27 milhões de Euros

ouvir notícia

Um leilão de arte realizado na terça feira à noite pela Sotheby’s em Londres rendeu cerca de 135 milhões de euros, tendo algumas obras batido recordes, como um autoretrato de Edouard Manet, vendido por 27 milhões de euros.

Melanie Clore, vice-presidente do departamento de arte impressionista e de arte moderna da leiloeira, comentou que os resultados do leilão “revelam a solidez da procura internacional para obras de melhor qualidade”.

“Vender três obras por mais de 10 milhões de libras (cerca de 12 milhões de euros) pela segunda vez, em seis meses, testemunha não só a vitalidade do mercado de arte impressionista e moderna, mas também o papel central que Londres possui no seio do mercado internacional de leilões”, comentou.

- Publicidade -

Nesse leilão, a Sotheby´s vendeu 51 lotes de pintura, desenho e escultura num valor total de 112,10 milhões de libras inglesas (134,40 milhões de euros).

Os três quadros que ultrapassaram os dez milhões de euros, cada um, eram todos da autoria de pintores franceses impressionistas.

Mais de metade das obras ultrapassaram os valores estimados inicialmente para venda e outras bateram recordes, como foi o caso de um autorretrato de Edouard Manet, datado de 1878, vendido por 22,4 milhões de libras (cerca de 27 milhões de euros).

Outra tela, “Arbres à Collioure” (1905), de André Derain, foi vendida por 16,28 milhões de libras (19,7 milhões de euros), duplicando o recorde de vendas em leilão de trabalhos do artista francês. Em novembro do ano passado, o quadro “Barques au port de Collioure” (1905) rendeu metade desse valor.

“Odalisques jouant aux dames” (1928), de Henri Matisse, foi outra joia da noite, rendendo 11,80 milhões de libras (14,14 milhões de euros).

Segundo a leiloeira, os compradores eram originários de 13 países.

AG

Lusa/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.