Arte urbana valoriza legado cultural em São Brás de Alportel

Em São Brás brotam obras de arte urbana que contam histórias no feminino e eternizam a memória e identidade cultural

ouvir notícia

No âmbito do Plano de Revitalização do Centro Histórico de São Brás de Alportel e na sequência da iniciativa “Calçadas – A Arte Sai à Rua” realizada no dia 14 de agosto, o centro histórico ganhou um novo mural evocativo da cultura e das tradições são-brasenses, numa homenagem à compositora são-brasense Maria da Luz Brito Pinto.

Apelidada por “Luzinha Pinto”, a compositora viveu entre 1901 e 1981, deixando um valioso legado musical, composto por peças artísticas que são uma referência no panorama cultural.

A pintura apresenta um rosto jovem, envergando trajes antigos, de modo a transmitir a mensagem de valorização dos jovens que tal como a Carlota, musa inspiradora deste mural, envolvem-se na dinâmica cultura da sua terra e transportam nas suas mãos a cultura da sua gente, desempenhando a importante missão de preservar as tradições do passado para as conduzir ao futuro.

- Publicidade -

A apresentação oficial da obra teve lugar no dia 23 de agosto, no Espaço Memória do município, no edifício dos Paços do Concelho, que contou com a participação de familiares da compositora, mas também da artista Jacqueline de Montaigne, autora do mural que pretende ser o início de um conjunto de obras de arte urbana no concelho, as proprietárias das casas que cederam a parede para este efeito, o presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, a vice-presidente Marlene Guerreiro, o vereador Acácio Martins e o presidente da Junta de Freguesia, João Rosa.

Após breves intervenções, seguiu-se a entrega de um Certificado de Homenagem à compositora são-brasense Maria da Luz Brito Pinto, na mãos dos seus familiares.

Segundo a autarquia, o novo projeto dá continuidade ao objetivo do “Calçadas a Arte Sai à Rua” que privilegia o contacto direto entre público e artistas, utilizando a criação artística para evocar as tradições culturais e valorizar o contributo das novas gerações, na preservação do legado cultural do passado para o futuro, nomeadamente através de coletividades que desempenham um meritório trabalho, como é o caso do Rancho Típico Sambrasense, que colaborou no projeto.

Segundo Vítor Guerreiro “Este mural artístico presta homenagem à compositora são-brasense “Luzinha Pinto” e, através do seu exemplo, a todas as mulheres impulsionadoras da cultura local. Pretende-se que esta renovação, em plena Rua Gago Coutinho, seja fonte de inspiração para a juventude e se constitua como um novo polo de atratividade turística numa rota de arte urbana, que em muito dignifica o município de São Brás de Alportel, bem como toda a comunidade.”

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.