Artista silvense Maria Keil homenageada pelos CTT

ouvir notícia

O autorretrato de Maria Keil, pintado em 1941, está exposto na biblioteca municipal de Silves desde 2009

A artista silvense Maria Keil será uma das personalidades homenageadas pelos CTT Correios de Portugal na série “Vultos da História e da Cultura Nacionais”, do Plano Filatélico de 2014. A memória desta grande pintora que marcou o panorama das artes portuguesas nos séculos XX/XXI, falecida a 10 de junho de 2012, será, assim, perpetuada através da correspondência postal que irá circular um pouco por todo o mundo.

A emissão deste selo foi sugerida pelo município de Silves aos CTT que anualmente renovam o seu plano filatélico e que, para além da sua emissão-base, emitem séries com temáticas especiais, que pretendem dar a conhecer a história do nosso país, as personagens que mais se destacaram na cultura, política, desporto ou na ciência e eventos nacionais e internacionais de grande relevo.

Natural da cidade de Silves, Maria Keil deixou uma obra vasta e multifacetada, da pintura à publicidade, passando por decoração de interiores, cartões para tapeçarias, pinturas murais a fresco, cenários e figurinos para bailados, selos, azulejos e ilustração.

- Publicidade -

A renovação da estação do Metropolitano de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa, foi um dos últimos trabalhos que executou. A sua memória permanecerá igualmente viva na biblioteca municipal de Silves, onde desde o dia 3 de setembro de 2009 está exposto, na sala que tem o seu nome, um autorretrato seu (pintado em 1941), bem como um fac-simile da carta que escreveu e que descreve as razões pelas quais ofereceu esta obra ao município.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.