Artistas adaptam-se à pandemia através da Internet

ouvir notícia

A pandemia de COVID-19 confinou as pessoas às suas casas, fechou as salas de espetáculos, as discotecas, os bares e cancelou os festivais de verão. À semelhança do que vem acontecendo um pouco por todo o mundo, os artistas do Algarve têm atuado para a população confinada, através de atuações em direto para as redes sociais, aulas online e outras iniciativas criativas, que estão à distância de um clique

Facebook, Instagram ou Youtube têm sido algumas das redes sociais e plataformas mais usadas nas últimas semanas, tanto pelos artistas como pelo público consumidor de arte. Através dessas plataformas digitais, o tempo das pessoas que estão em confinamento tem passado mais rápido, e tem levado sorrisos à cara da população e dos artistas, que querem voltar aos palcos físicos o mais rápido possível.

Atuações em direto, sem a vibração da pista de dança


“Nesta altura há que ser imaginativo e arranjarmos formas de manter a nossa marca no mercado, apesar de estar completamente estagnado”, refere ao JA o DJ André Salgueiro, 40 anos, natural de Faro.


Tal como tem acontecido um pouco em todo o planeta, os artistas têm recorrido às redes sociais para promover o seu trabalho, com atuações em direto e outras iniciativas originais. André Salgueiro revelou ao JA que faz algumas performances em direto para as redes sociais “duas vezes por semana”, além de “algumas conversas e sessões de perguntas e respostas ao vivo”.

André Salgueiro, DJ


O feedback do público na internet “tem sido muito positivo”, mas o artista considera que “não é a mesma coisa”. “Sinto imensa falta dos sorrisos das pessoas, da vibração de uma pista de dança, de ver a alegria nos olhos das pessoas, porque nós vivemos desses momentos”, confessou o DJ ao JÁ, uma vez que agora expressa a sua arte para uma câmara, enquanto que noutros tempos essa atividade era feita para milhares de pessoas que estariam à sua frente, fisicamente.


Uma vez que está em isolamento social em casa, tem também aproveitado o tempo livre para treinar a sua técnica de djing, para aperfeiçoar a sua arte e estar pronto para as suas atuações ao vivo, que ainda não têm data prevista para recomeçar.


O artista farense viu todas as suas atuações marcadas serem canceladas a partir de 10 de março, desde festas, viagens de finalistas e eventos privados. “Infelizmente não vejo o mercado a abrir em breve, uma vez que o nosso setor deve ser a última coisa a voltar a funcionar”, salienta o DJ.


Quando regressar ao ativo, André Salgueiro considera que “não vão ser tempos fáceis”, pois haverá “uma longa caminhada para conquistar a confiança das pessoas, acabar com alguns medos e demonstrar que é seguro frequentar espaços de diversão”.

Ricardo Néné

Cantar dentro de quatro paredes, para a internet

- Publicidade -


Ricardo Nené tem 23 anos e é um cantor de Vila Real de Santo António habituado desde pequeno a pisar todo o tipo de palcos. Prestes a começar a sua temporada de verão, viu os seus cerca de uma centena de concertos serem cancelado, e sem data à vista para remarcações.


Em confinamento, apesar de não ter feito atuações em direto para a internet, tem participado na gravação de covers e vídeos com o seu irmão mais novo, amigos e até com músicos que não conhece, “visto que tempo livre não falta” para quem vive da música. O músico participou ainda no projeto online “Quarentena Jam VRSA”, ao lado do guitarrista e colega de banda, Tiago Lopes, na interpretação de alguns covers.


“Temos feito alguns covers, tenho aproveitado para criar alguns originais e aproveitei também para ensaiar e preparar-me para a eventualidade da temporada de verão voltar a arrancar”, revelou o membro da banda algarvia Cookie Monsters ao JA.


A reação dos internautas “tem sido bastante positiva” e Ricardo refere que “as pessoas até agradecem que existam este tipo de vídeos e iniciativas, que são um contributo muito bom”, uma vez que o público gosta “de ver e sentir” que os músicos estão presentes e querem continuar a proporcionar momentos de entretenimento.


No entanto, a diferença entre cantar em casa e num palco é gigante: “Nós podemos fazer os vídeos e podemos cantar em casa, mas todo o artista faz arte para ser mostrada ao mundo, não é para cantar dentro de quatro paredes. Podemos publicar online mas nunca é a mesma coisa do que cantar em frente a um público, com aquele nervosismo que faz parte. É incomparável”, confessa.


Com praticamente todo o planeta em isolamento, Ricardo salienta que “com esta pandemia, temos a prova de que sem a arte e sem os artistas, seria tudo mais aborrecido”, alertando para a falta de importância dada aos mesmos, seja pelo Estado, que lhe recusou apoio, ou à autarquia da sua cidade natal, “cuja ajuda é nula”.

Josué Oliveira, bailarino de Diogo Piçarra

Telescola de dança


Aos 28 anos, Josué Oliveira, natural de Loulé mas residente em Olhão, viu a sua carreira no mundo da dança estagnada. Atualmente em digressão com o farense Diogo Piçarra, juntamente com o seu irmão gémeo, estavam prestes a pisar o maior palco do país, a Altice Arena em Lisboa, quando a pandemia de COVID-19 chegou a Portugal e cancelou todos os espetáculos.


“Foram meses de preparação e adrenalina que simplesmente se adiaram. Confesso que me afetou, pois vivo a vida de artista intensamente, mas o pensamento positivo é a chave”, referiu o bailarino ao JA, acrescentando que a atual tour de Diogo Piçarra encontra-se em stand by.


Além desta atividade profissional, Josué é professor de Dança no Conservatório de Vila Real de Santo António e na escola Outsiders Art & Dance Studios, em Olhão, cujas aulas presenciais foram suspensas.


“Quando se deu a pandemia, inevitavelmente terminámos tudo e ficámos em isolamento total. Apesar de ter contato com os meus alunos, foi difícil manter aulas online”, confessou o jovem artista ao JA, relativamente à sua atividade no Conservatório.


Em relação à Outsiders, o bailarino considera que “o processo foi diferente”, pois já leciona naquela instituição há mais tempo e tem “uma ligação diferente com os alunos”, o que facilitou as aulas online.


No entanto, o artista acredita “que foi a força de vontade de ambas as partes de continuar a lecionar e eles participarem” nas aulas através da internet.


Na página de Instagram da escola Outsiders, muitas são as transmissões em direto para toda a comunidade que têm todos uma coisa em comum: a paixão pela dança. Josué é um dos participantes dessa iniciativa online e considera esta atividade virtual “importante”, porque tem de se “continuar a manter o contacto”.


“Nada se equivale a dar aulas presenciais. A energia não é a mesma. Nos diretos, sinto que estou a falar sozinho, mas é necessário. Tenho muitas saudades das minhas aulas, dos meus alunos e da interação com eles”, confessou o jovem ao JA.


Para o bailarino, esta comunicação virtual e online é importante e necessária, uma vez que “as pessoas precisam de arte”, para não se sentirem sozinhas e o feedback tem sido positivo.


No entanto, conciliar as aulas online com a telescola do Ministério de Educação tem sido complicado, devido aos horários e a carga horária.


“Os professores estão a carregar os alunos com material, têm horários preenchidos e demasiados trabalhos. Então, por mais que estejamos a tentar motivá-los para continuarem com o que gostam de fazer, tem sido difícil arranjar tempo para tudo”, confessou o bailarino algarvio.


“Acho que após esta pandemia, a arte em si vai ser mais valorizada”, salientou o jovem, que considera que esta mudança de um palco físico para um virtual tem sido fácil, uma vez que se adapta “muito rápido às circunstâncias” e os artistas “para serem alguém ou ter algo precisam de ser muito versáteis”.


A COVID-19 veio parar o meio artístico e Josué considera que “a nível profissional, sendo isto uma paixão, o facto de ser adiado dá a entender que perdemos momentos e que se perde o foco”, além de aparecer “a falta de motivação”.

Gonçalo Dourado

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Loulé lança ação de capacitação para atividades económicas no espaço rural

O município de Loulé tem abertas inscrições, até 15 de abril, para uma ação...

Ferragudo será palco do concerto “Algarve Camerata”

A Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Ferragudo (Lagoa), será palco do concerto de...

Albufeira Show Team vence torneio nacional de patinagem

O projeto Albufeira Show Team sagrou-se bicampeão de patinagem artística do Torneio Nacional de...

Deputado do PSD Aguiar-Branco eleito presidente da AR

O deputado do PSD José Pedro Aguiar-Branco foi eleito esta quarta-feira, dia 27 de...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.