Artistas de Minerva comemoraram 135 anos

ouvir notícia

O Cine-Teatro Louletano foi o anfitrião do espetáculo comemorativo dos 135 anos de atividade da Sociedade Filarmónica “Artistas de Minerva” que se assinalou ontem à tarde.


Fundada a 21 de maio de 1876 por 17 músicos louletanos e então designada por “Música Nova”, esta banda filarmónica resultou das divergência políticas entre músicos que pertenciam à outra banda filarmónica já existente. As divergências acabaram por ditar a saída dos músicos daquela banda e a criação da “Música Nova” que posteriormente passou a ser designada por Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva.
De acordo com as informações divulgadas, “entre 1895 e 1908, sob a regência do Mestre Pires, esta Banda conheceu o ponto mais elevado da sua existência. Durante a sua longa vida ganhou alguns prémios e foi reconhecido o seu valor cultural: 1º Prémio do Certame Musical realizado em Silves em 1895; 1º e 2º Prémios do Certame Musical realizado em Faro em 1908; Medalha de Cobre do 2º Congresso da FSER; Diploma de Mérito Associativo pelos 114 anos de existência efectiva pela FPCCR; Medalha de Ouro de Instrução e Arte da FPCCR e Medalha de Mérito Municipal (Grau Prata) pela Câmara Municipal de Loulé em maio de 1993”.

- Publicidade -

Atualmente, os “Artistas de Minerva” organizam o “Ciclo de Bandas de Música – Município de Loulé”, vários Master Class e participam em diversos eventos, festivais e concertos em todo o País e em Espanha.
A sua Escola de Música é frequentada por 32 alunos,tem cinco monitores nas Disciplinas de Instrumentos de Sopro, Percussão, Formação Musical e Classes de Conjunto, sendo a sua frequência gratuita.
O grupo conta com 48 músicos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os oito e os 64 anos. José Branco é o diretor artístico da banda.
Importa sublinhar que este 135º aniversário não é apenas da fundação da banda mas também o 135º aniversário de atividade ininterrupta.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.