As dez praias mais exclusivas e secretas do Algarve

ouvir notícia

Praia de Cacela Velha/Fábrica, no concelho de Vila Real de santo António

O portal de viagens Momondo acaba de elaborar uma lista com as dez praias mais exclusivas do Algarve, destinadas a quem prefere locais mais paradisíacos e longe das multidões.

 

Quem não quer partilhar as suas férias com milhares de outros banhistas, e não se assusta com acessos um pouco mais difíceis, pode aproveitar a lista das “melhores praias do Algarve longe das multidões”, elaborada pelo Momondo:

Barreta/Ilha Deserta (Faro)

O nome não podia estar mais perto da verdade: acessível apenas por mar, esta praia é uma das mais bonitas praias desertas da região algarvia. São 11 os quilómetros de sossego desta ilha, onde se pode caminhar sem tropeçar em chapéus alheios. O barco apanha-se no Cais da Porta Nova e a travessia até à Ilha Deserta é feita em cerca de 40 minutos.

A praia da Barreta é uma das praias mais desertas e melhor conservadas a nível de fauna e flora, onde nos sentimos verdadeiramente no meio da Natureza. Podem observar-se Borrelhos, Garajaus, Andorinhas do Mar, Gaivinas ou Chiretas. Se quiseres almoçar, tens o Restaurante Estaminé como apoio balnear. Cuidado com as horas! Os barcos deixam de fazer a travessia ao fim da tarde.

Albandeira (Lagoa)

A Praia de Albandeira é uma praia situada na zona de Caramujeira, e conhecida pelas suas águas cristalinas quase paradisíacas. Estas piscinas naturais, divididas ao meio por uma massa rochosa, são muito tranquilas e pouco frequentadas, contribuindo para umas férias cheias de paz e serenidade. O acesso mais difícil pode ser uma das razões pelas quais esta praia é quase deserta: é necessário percorrer uma estrada estreita quase irreconhecível até chegar ao bendito paraíso.

- Publicidade -

Em maré vazia, é possível atravessar uma das arribas e conhecer a praia vizinha, sem ter sequer de se nadar. É caso para pegar nos óculos de mergulho e perscrutar muitas das grutas adjacentes e conhecer as profundezas marítimas da zona.

São Rafael (Albufeira)

Situada perto da zona muito agitada e turística de Albufeira, a Praia de São Rafael é o bálsamo para quem procura o recato das melhores praias do Algarve. Rodeada por diversas arribas calcárias em tons fortes e uma vegetação forte a condizer, esta praia oferece uma vista inesquecível desde o cimo das rochas até ao pé quente na areia.

Com vários blocos de pedras que convidam ao mergulho e à exploração da vida marítima, a praia de São Rafael tem também um bar de praia bastante perto do mar (onde podes provar os peixes da região ou beber um cocktail) e um parque de estacionamento a cerca de 200 metros da entrada da praia. Objecto indispensável: máquina de fotografar para captar as melhores paisagens.

Amado (Aljezur)

Esta praia localiza-se perto no concelho algarvio de Aljezur, fazendo já parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Ainda que receba algumas visitas durante todo o ano, o seu areal isolado e tranquilo permanece intacto.

A praia do Amado é bastante conhecida pelas suas ondas que, apesar de serem pequenas, são muito versáteis e imprevisíveis, o que acaba por atrair os adeptos do surf e bodyboard. O melhor acesso a esta praia ainda por descobrir é saindo na freguesia da Carrapateira (sentido Aljezur-Sagres) e fazer o desvio à direita para a praia. Com fácil acesso a pé, a praia tem também um bar e vigilância durante a época balnear.

Murração (Vila do Bispo)

Situada entre as igualmente bonitas praias do Mirouço e do Amado, a Praia da Murração é conhecida pelas suas rochas e também pelo areal extenso, em comunhão com uma paisagem natural praticamente selvagem e intocada.

Para tomar banho, a zona central é mais adequada, uma vez que existem várias rochas imersas em ambos os lados, o que pode ser mais difícil para mergulhar. Para quem quer visitar a praia da Murração, o acesso é feito através de um caminho longo em terra batida, saindo da Estrada Nacional. Esta é uma das raras praias onde podemos ver a vegetação das dunas estender-se até à linha do mar.

Arrifes (Albufeira)

Esta praia é considerada uma das melhores praias do Algarve devido à sua beleza natural, escondida da grande parte dos turistas. Pequena e familiar, a praia dos Arrifes é composta por uma pequena enseada entre arribas, onde podemos ver poços naturais e vários arcos nas rochas, descobrindo até algumas grutas na falésia.

Localmente, apelidaram-na de Três Penecos, devido aos três grandes rochedos colocados no mar. E como se precisássemos de mais Natureza, toda a praia é circundada por pinhal e vegetação. Para quem gosta de caça submarina, o peixe abunda por entre as rochas no oceano. Quem, por outro lado, prefere desfrutar de uma experiência gastronómica, tem ao seu dispor o restaurante A Sardinha.

Cacela Velha (Vila Real Sto. António)

.

Mais conhecida por Praia da Fábrica, esta praia tem um grande areal de água cristalina e quente, mantendo uma beleza selvagem com flora e fauna a condizer. Quem quer aceder a esta praia tem duas opções: ou opta por ir a pé desde a praia da Manta Rota (em maré vazia), ou vai de barco até à outra margem.

Esta é uma das mais belas praias desertas do Algarve, proporcionando uma vista para a Baía de Monte Gordo, Ilha de Tavira e ainda Ilha de Cabanas. E, para terminar o dia em grande, nada como provar alguns dos melhores mariscos do Parque Natural da Ria Formosa nos restaurantes de Cacela Velha. Ostras, amêijoas, conquilhas, camarão… escolhe a tua iguaria preferida.

Zavial (Vila do Bispo)

Esta praia localiza-se na boca de um grande vale, onde desagua a Ribeira dos Outeiros. Conhecida principalmente pelas suas ondas compridas e convidativas à prática de surf e todo o tipo de desportos aquáticos, a praia do Zavial tem também muita história para oferecer. Na falésia, a pouca distância, encontram-se as Ruínas do Forte e da Bateria do Zavial, com data de século XVII.

Mas não é apenas a cultura e o surf que fazem do Zavial uma das melhores praias secretas do Algarve: está rodeada por falésias altas que a abrigam dos ventos, protegendo quem por lá escolhe passar o dia. Sem empreendimentos turísticos ou urbanísticos nas redondezas, pode-se contemplar a Natureza no seu expoente máximo.

Vale dos Homens (Aljezur)

A zona de Aljezur é pautada por praias pouco frequentadas e quase desertas, e a praia de Vale dos Homens não é diferente. De acesso não muito fácil, a praia é acedida através de uma sinuosa descida em escadas de madeira (285 degraus!), levando-nos até um areal rodeado por falésias, o que ajuda a abrigar-nos do vento.

Com a maré baixa, podem ver-se espécies de peixes como sargos, robalos, mexilhões ou até estrelas-do-mar. Já na maré alta, o extenso areal passa a uma pequena linha de areia. A praia de Vale dos Homens é uma boa opção para os acérrimos amantes da Natureza e da tranquilidade longe das grandes povoações.

Barrinha/Ancão (Faro)

Esta é uma das melhores praias do Algarve, e também das mais desertas, muito possivelmente devido à sua dificuldade de acessos. Através de um passadiço de madeira, na praia de Faro, pode chegar-se a pé à praia da Barrinha, situada na Península do Ancão. O barco também é uma possibilidade para quem prefere saltar o trajeto a pé.

O facto de estar tão isolada, longe de edifícios e estruturas urbanas, transforma-a no local perfeito para actividades como birdwatching, pesca, paddleboard e toda uma série de desportos náuticos. A paisagem dunar torna a praia da Barrinha num local privilegiado para quem precisa de descansar e sentir a Natureza.

 

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

“Jazz nas Adegas” decorre na Quinta João Clara em Silves

Nos dias 5 pelas 21h00 e 6 de abril às 17h00, decorrerão duas sessões...

Concentração de pólen baixa em quase todo o país a partir de sexta-feira

A prevista continuação de chuva e aguaceiros deverá manter a concentração de pólen atmosférico...

Presidente de Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR esteve no Algarve

O Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (CNA/PRR),...

AHETA é o novo membro do Conselho Diretivo da Confederação do Turismo Português

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), com sede em Albufeira,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.