As dez praias mais exclusivas e secretas do Algarve

ouvir notícia

Praia de Cacela Velha/Fábrica, no concelho de Vila Real de santo António

O portal de viagens Momondo acaba de elaborar uma lista com as dez praias mais exclusivas do Algarve, destinadas a quem prefere locais mais paradisíacos e longe das multidões.

 

Quem não quer partilhar as suas férias com milhares de outros banhistas, e não se assusta com acessos um pouco mais difíceis, pode aproveitar a lista das “melhores praias do Algarve longe das multidões”, elaborada pelo Momondo:

Barreta/Ilha Deserta (Faro)

O nome não podia estar mais perto da verdade: acessível apenas por mar, esta praia é uma das mais bonitas praias desertas da região algarvia. São 11 os quilómetros de sossego desta ilha, onde se pode caminhar sem tropeçar em chapéus alheios. O barco apanha-se no Cais da Porta Nova e a travessia até à Ilha Deserta é feita em cerca de 40 minutos.

A praia da Barreta é uma das praias mais desertas e melhor conservadas a nível de fauna e flora, onde nos sentimos verdadeiramente no meio da Natureza. Podem observar-se Borrelhos, Garajaus, Andorinhas do Mar, Gaivinas ou Chiretas. Se quiseres almoçar, tens o Restaurante Estaminé como apoio balnear. Cuidado com as horas! Os barcos deixam de fazer a travessia ao fim da tarde.

Albandeira (Lagoa)

A Praia de Albandeira é uma praia situada na zona de Caramujeira, e conhecida pelas suas águas cristalinas quase paradisíacas. Estas piscinas naturais, divididas ao meio por uma massa rochosa, são muito tranquilas e pouco frequentadas, contribuindo para umas férias cheias de paz e serenidade. O acesso mais difícil pode ser uma das razões pelas quais esta praia é quase deserta: é necessário percorrer uma estrada estreita quase irreconhecível até chegar ao bendito paraíso.

- Publicidade -

Em maré vazia, é possível atravessar uma das arribas e conhecer a praia vizinha, sem ter sequer de se nadar. É caso para pegar nos óculos de mergulho e perscrutar muitas das grutas adjacentes e conhecer as profundezas marítimas da zona.

São Rafael (Albufeira)

Situada perto da zona muito agitada e turística de Albufeira, a Praia de São Rafael é o bálsamo para quem procura o recato das melhores praias do Algarve. Rodeada por diversas arribas calcárias em tons fortes e uma vegetação forte a condizer, esta praia oferece uma vista inesquecível desde o cimo das rochas até ao pé quente na areia.

Com vários blocos de pedras que convidam ao mergulho e à exploração da vida marítima, a praia de São Rafael tem também um bar de praia bastante perto do mar (onde podes provar os peixes da região ou beber um cocktail) e um parque de estacionamento a cerca de 200 metros da entrada da praia. Objecto indispensável: máquina de fotografar para captar as melhores paisagens.

Amado (Aljezur)

Esta praia localiza-se perto no concelho algarvio de Aljezur, fazendo já parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Ainda que receba algumas visitas durante todo o ano, o seu areal isolado e tranquilo permanece intacto.

A praia do Amado é bastante conhecida pelas suas ondas que, apesar de serem pequenas, são muito versáteis e imprevisíveis, o que acaba por atrair os adeptos do surf e bodyboard. O melhor acesso a esta praia ainda por descobrir é saindo na freguesia da Carrapateira (sentido Aljezur-Sagres) e fazer o desvio à direita para a praia. Com fácil acesso a pé, a praia tem também um bar e vigilância durante a época balnear.

Murração (Vila do Bispo)

Situada entre as igualmente bonitas praias do Mirouço e do Amado, a Praia da Murração é conhecida pelas suas rochas e também pelo areal extenso, em comunhão com uma paisagem natural praticamente selvagem e intocada.

Para tomar banho, a zona central é mais adequada, uma vez que existem várias rochas imersas em ambos os lados, o que pode ser mais difícil para mergulhar. Para quem quer visitar a praia da Murração, o acesso é feito através de um caminho longo em terra batida, saindo da Estrada Nacional. Esta é uma das raras praias onde podemos ver a vegetação das dunas estender-se até à linha do mar.

Arrifes (Albufeira)

Esta praia é considerada uma das melhores praias do Algarve devido à sua beleza natural, escondida da grande parte dos turistas. Pequena e familiar, a praia dos Arrifes é composta por uma pequena enseada entre arribas, onde podemos ver poços naturais e vários arcos nas rochas, descobrindo até algumas grutas na falésia.

Localmente, apelidaram-na de Três Penecos, devido aos três grandes rochedos colocados no mar. E como se precisássemos de mais Natureza, toda a praia é circundada por pinhal e vegetação. Para quem gosta de caça submarina, o peixe abunda por entre as rochas no oceano. Quem, por outro lado, prefere desfrutar de uma experiência gastronómica, tem ao seu dispor o restaurante A Sardinha.

Cacela Velha (Vila Real Sto. António)

.

Mais conhecida por Praia da Fábrica, esta praia tem um grande areal de água cristalina e quente, mantendo uma beleza selvagem com flora e fauna a condizer. Quem quer aceder a esta praia tem duas opções: ou opta por ir a pé desde a praia da Manta Rota (em maré vazia), ou vai de barco até à outra margem.

Esta é uma das mais belas praias desertas do Algarve, proporcionando uma vista para a Baía de Monte Gordo, Ilha de Tavira e ainda Ilha de Cabanas. E, para terminar o dia em grande, nada como provar alguns dos melhores mariscos do Parque Natural da Ria Formosa nos restaurantes de Cacela Velha. Ostras, amêijoas, conquilhas, camarão… escolhe a tua iguaria preferida.

Zavial (Vila do Bispo)

Esta praia localiza-se na boca de um grande vale, onde desagua a Ribeira dos Outeiros. Conhecida principalmente pelas suas ondas compridas e convidativas à prática de surf e todo o tipo de desportos aquáticos, a praia do Zavial tem também muita história para oferecer. Na falésia, a pouca distância, encontram-se as Ruínas do Forte e da Bateria do Zavial, com data de século XVII.

Mas não é apenas a cultura e o surf que fazem do Zavial uma das melhores praias secretas do Algarve: está rodeada por falésias altas que a abrigam dos ventos, protegendo quem por lá escolhe passar o dia. Sem empreendimentos turísticos ou urbanísticos nas redondezas, pode-se contemplar a Natureza no seu expoente máximo.

Vale dos Homens (Aljezur)

A zona de Aljezur é pautada por praias pouco frequentadas e quase desertas, e a praia de Vale dos Homens não é diferente. De acesso não muito fácil, a praia é acedida através de uma sinuosa descida em escadas de madeira (285 degraus!), levando-nos até um areal rodeado por falésias, o que ajuda a abrigar-nos do vento.

Com a maré baixa, podem ver-se espécies de peixes como sargos, robalos, mexilhões ou até estrelas-do-mar. Já na maré alta, o extenso areal passa a uma pequena linha de areia. A praia de Vale dos Homens é uma boa opção para os acérrimos amantes da Natureza e da tranquilidade longe das grandes povoações.

Barrinha/Ancão (Faro)

Esta é uma das melhores praias do Algarve, e também das mais desertas, muito possivelmente devido à sua dificuldade de acessos. Através de um passadiço de madeira, na praia de Faro, pode chegar-se a pé à praia da Barrinha, situada na Península do Ancão. O barco também é uma possibilidade para quem prefere saltar o trajeto a pé.

O facto de estar tão isolada, longe de edifícios e estruturas urbanas, transforma-a no local perfeito para actividades como birdwatching, pesca, paddleboard e toda uma série de desportos náuticos. A paisagem dunar torna a praia da Barrinha num local privilegiado para quem precisa de descansar e sentir a Natureza.

 

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

Pint of Science estreia em Faro para aproximar a Ciência da Comunidade

Faro está prestes a receber uma estreia com a chegada do Pint of Science...

Silves realiza batida fotográfica “ABRIL EM FLOR”

Vai realizar-se a batida fotográfica “ABRIL EM FLOR” associada ao Silves Runners PLOGGING CHALLENGE...

Concurso “Cores e Formas dos Nossos Artistas” celebra os 50 anos da Revolução

O concurso "Cores e Formas dos Nossos Artistas" vai juntar artistas do concelho de...

Acidente rodoviário em VRSA provoca um ferido grave

Ontem, pelas 17h20, aconteceu um acidente rodoviário, na Estrada da Mata, em Vila Real...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.