As tradições regressam às ruas da Mexilhoeira Grande

ouvir notícia

No próximo sábado, dia 24 de setembro, a quarta edição da iniciativa “Mexilhoeira Grande – A nossa cultura sai à rua” volta a marcar as Jornadas Europeias do Património 2016.

Das 14h00 às 23h00, no adro da igreja matriz e nas ruas desta freguesia do concelho de Portimão, propõe-se um programa que permitirá aos visitantes, através de uma mostra das principais atividades de cariz “tradicional” rural da freguesia, conhecer ou revisitar as artes, saberes e sabores que marcaram o quotidiano de várias gerações.

Em evidência vão estar a gastronomia, com a moagem e o pão, a doçaria local, o medronho, o mel, entre outros produtos; o artesanato, com a empreita, vime, cortiça, atabua, rendas e cortiça; a agricultura e o marisqueio e as crenças com mezinhas e rezas.

- Publicidade -

A macaca, o pião, o berlinde, o jogo do burro ou o lencinho da botica, são alguns dos exemplos de jogos tradicionais que os visitantes poderão experimentar.

O programa oferece ainda várias atividades, entre elas oficinas de construções de terra, pintura de cerâmica com pigmentos, colares em trapilhos, jogos ambientais ou ateliês de amassar pão e de agricultura.

Para as 15h30 está marcada uma visita orientada pelas ruas da Mexilhoeira, à descoberta da sua história e modos de vida. E às 16h30 tem lugar a animação musical com a participação de concertinistas, o Rancho Folclórico da Figueira e Grupo Coral Adágio.

Recriação da festa da descasca do milho e debulha

O filme realizado pelo museu de Portimão sobre “Saberes e vivências da Mexilhoeira”, será projetado às 18h00, a que se seguirá, às 18h30, “Mãos à obra”, uma oficina sobre a confeção de doçaria à base do figo.

Este ano, uma das novidades será uma área dedicada ao “Património natural desta terra”, dinamizada em colaboração com a associação A Rocha, com vista à divulgação do património natural local.

“Comidinhas da terra” é outra proposta que estreia na quarta edição da iniciativa, em que vários restaurantes da vila propõem alguns petiscos locais a um preço simbólico.

A recriação da tradição da festa da descasca do milho e debulha é um dos momentos altos deste evento e está marcada para as 21h00. Esta atividade decorre ao som do grupo coral Adágio, bem como das concertinas mexilhoeirenses.

Este ano, a associação Teia de Impulsos também vai promover, no dia 23 de setembro, pelas 21h00, uma mesa redonda, na vila da Mexilhoeira, sobre o património rural da freguesia.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.