ASAE inspecciona 128 estabelecimentos e acciona três processos crimes

ouvir notícia

A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) instaurou três processos-crime e 48 contra-ordenações e detectou 72 infracções na operação de inspecção a um total de 128 solários e ginásios-health club.

De acordo com informação da ASAE à agência Lusa, entre as infracções crime verificadas figura um episódio de venda, circulação ou ocultação de produtos de venda proibida, oito de reprodução ilegítima de programa protegido e 12 de aproveitamento de obra contrafeita ou usurpada.

A quatro solários ou ginásios-health club foram suspensas as licenças para operarem.

- Publicidade -

Entre as apreensões mais significativas figuram 11 embalagens de esteróides anabolizantes, 14 seringas e 2652 unidades de suplementos alimentares.

Na investigação a 23 operadores fornecedores de ginásios e associações desportivas, a ASAE instaurou um processo-crime, 16 processos de contra ordenação e os inspectores apreenderam 4559 unidades de produtos, no valor de 125 euros.

Entre a multiplicidade de produtos confiscados encontram-se seringas, agulhas borboleta, testosterona, hormonas humanas e uma grande variedade de produtos com componentes químicos diferentes.

No ano passado, a ASAE realizou 259 inspecções a solários e ginásios-health club, tendo 15 estabelecimentos sido encerrados temporariamente. Foram abertos 103 processos de contra-ordenação e registadas um total de 169 infracções.

Em 2008, foram inspeccionados 609 estabelecimentos da categoria (112 tiveram a licença suspensa), registando-se oito processos-crime, duas detenções, 207 contra-ordenações e 293 infracções.

A estatística de 2007 refere a detenção de seis pessoas na operação de investigação a 349 solários e ginásios-health club.

Nesse ano, foram accionados oito processos-crime e 207 contra-ordenações, detectando-se 367 ilícitos.

As substâncias apreendidas totalizaram 35 quilos (2818 unidades), metade do peso total apreendido em 2006 (78 quilos), ano em que também se confiscou 59,5 litros de substâncias líquidas.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.