ASAE não fiscaliza alimentos há mais de três meses

ouvir notícia

.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica não está a receber ordens para fiscalizar a qualidade de vários alimentos, colocando em perigo a saúde pública.

Desde abril que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) não fiscaliza a qualidade dos alimentos, revelou este domingo o “Jornal de Notícias”.

Em causa estão produtos como a carne, leite, ovos, mel e peixe de aquacultura, constituindo um “risco para a saúde pública”, como alerta a DECO.

- Publicidade -

Segundo o jornal, nos dos primeiros meses do ano a ASAE não recolheu qualquer amostra para avaliar a qualidade dos alimentos e, em março, efetuou apenas 600 recolhas no centro e sul do país.

Desde abril, ou seja há mais de três meses, que a Autoridade de Segurança Alimentar já não fiscaliza a qualidade dos produtos, uma vez que a Direção Geral de Veterinária deixou de dar ordens nesse sentido, alegadamente por razões económicas.

Não há controlo…

“Desde então para cá estamos entregues à nossa sorte. É o que Deus quiser. Não há qualquer controlo. Ninguém pode garantir se o que andamos a comer está ou não contaminado por, por exemplo, medicamento proibidos ou produtos de crescimento rápido, (…) prejudiciais para a saúde humana”, disse fonte da ASAE.

O diretor-geral de Alimentação e Veterinária, Nuno Vieira Brito, admitiu que de facto há menos fiscalização dos produtos alimentares pela ASAE, mas sublinhou que essa é apenas uma parte do controlo alimentar e que continua a vigilância aos produtos vendidos diretamente ao público.

“É verdade de facto que a ASAE reduziu um pouco as suas recolhas, mas a própria Direção-Geral de Alimentação e Veterinária está e tem estado a proceder à recolha de alimentos, enquadrados naquilo que é o próprio plano nacional de controlo de resíduos em si”, explicou Nuno Vieira Brito à Rádio Renascença.

O Expresso está a tentar contactar o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, que tutela a ASAE, mas até agora sem sucesso.

(Rede Expresso)
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.