Associação de Futebol congratula-se com prémio nacional de fair play

ouvir notícia

A Associação de Futebol do Algarve (AF Algarve) congratulou-se com a recente conquista do Prémio Revelação do Cartão Branco, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que considerou “o coroar de um excelente trabalho que todos os agentes desportivos do futebol e do futsal da região têm desenvolvido nos últimos anos e particularmente na última época”.

Como sinais desse bom trabalho e do fair-play reinante, a Associação sublinha que, em ano de estreia, no escalão de benjamins, “foram mostrados vários cartões brancos” a atletas, treinadores e dirigentes pelos seus gestos exemplares dentro do campo”, diz Reinaldo Teixeira, Presidente da Direção da AF Algarve.

Contudo, considera Reinaldo Teixeira, “o fair-play dos agentes algarvios não se cinge apenas aos terrenos de jogo, onde conseguem ser simultaneamente aguerridos e competitivos”. “São valores éticos que os acompanham no seu dia a dia, nos treinos, nas infraestruturas desportivas, nos balneários e na própria relação, de respeito e de elevação, que mantêm com a Associação”, continua o Presidente.

- Publicidade -

Realça ainda “a dedicação e a postura construtiva dos Órgãos Sociais, dos dirigentes, dos treinadores, dos jogadores e de todos os elementos que compõem a estrutura dos clubes, que, incansavelmente, lutam diariamente em prol do desenvolvimento das suas coletividades e, consequentemente, das modalidades na região, sem nunca esquecer os árbitros que tão bem acolheram a iniciativa do cartão branco e que tão bem a aplicaram”.

Por outro lado, “é também missão da Associação de Futebol do Algarve incentivar os seus clubes a manter comportamentos de bom trato e acolhimento, valorizando as boas atitudes dos seus agentes, seja no Algarve, no restante território nacional ou em qualquer parte do mundo onde se pratique futebol ou futsal, porque entendemos que o desporto é o melhor meio para fortalecer esta cultura de solidariedade que deveria estar de forma constante nas nossas vidas.

“Deixar os balneários minimamente arrumados – como já é prática de alguns clubes que demonstram muito bons exemplos, que esperamos que sejam gradualmente aplicados por todos os nossos filiados e pela grande comunidade desportiva -, saber ter um comportamento adequado nas derrotas e reconhecer o mérito dos adversários nesses momentos, por exemplo, são valores que nos devem nortear sempre e em qualquer circunstância”, refere o responsável associativo”, afirma.

Para fortalecer esse objetivo, à Direção da AF Algarve “cabe a dupla função de ser igualmente praticante e embaixadora desses princípios e de continuar a promover ações de sensibilização na área da ética desportiva, como fez recentemente com a Formação Contínua de Treinadores.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.