Associação Oncológica organiza 12º jantar de solidariedade em Tavira

ouvir notícia

A Associação Oncológica do Algarve (AOA) vai organizar, no próximo dia 25 de maio (sábado), às 19h30, o 12º Jantar de Solidariedade. A iniciativa é do Núcleo de Voluntários de Tavira, da Associação Oncológica do Algarve, e irá decorrer no Hotel Vila Galé, em Tavira.

O jantar vai contar com a animação do cantor Arcílio Palma, um artista natural da cidade de Tavira.
Os bilhetes custam 26 euros para os adultos e 13 euros por criança (4-12 anos de idade, inclusive), podendo ser adquiridos no núcleo de Tavira da AOA ou na sede da associação, em Faro.

A história da Associação Oncológica do Algarve começa ainda antes da sua criação, em 1990, com a implementação da consulta de senologia no então Hospital Distrital do Algarve, em Faro. A ação partiu do médico-cirurgião Santos Pereira, fundador e ex-presidente da AOA. A associação viria a ser fundada em 1994, sendo que, atualmente, já conta com o apoio de dezenas de voluntários e tem expandido para várias cidades do Algarve, estando presente em seis dos 16 municípios.

- Publicidade -

Entre as conquistas e projetos destes 25 anos de história da associação, destacam-se o rastreio do cancro da mama no Algarve, iniciado em setembro de 2005, abrangendo todas as mulheres residentes na região entre os 50 e os 69 anos.

Outra grande conquista da associação foi a Unidade de Radioterapia do Algarve, inaugurada em junho de 2006. Atualmente, esta unidade – a primeira a sul do Tejo – realiza cerca de 20 mil tratamentos por ano a mais de 700 utentes, evitando a deslocação de doentes a Lisboa para tratamentos diários de radioterapia, com duração entre quatro a seis semanas consecutivas.

Em julho de 2017, entrou também em funcionamento o acelerador linear, que permitiu utilizar novas técnicas no tratamento dos utentes, possibilitando uma maior precisão na distribuição da dose no tratamento do tumor e com maior eficiência, sujeitando o doente oncológico a menos tempo de exposição à radiação.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.