Atleta algarvio bate recorde mundial de natação adaptada

ouvir notícia

Filipe Santos

Filipe Santos, na categoria classe S21 (S.Down), bateu o recorde do mundo dos 25 livres (14,15) no decorrer do Campeonato Nacional de Inverno na Mealhada. O anterior máximo estava na posse do sul africano Sean O’Neil (14,56) desde 2007. Antes, o nadador do Futebol Clube de Ferreiras havia superado o máximo da Europa dos 25 mariposa ao registar 15,89 segundos de passagem para os 50 metros superando o anterior máximo Europeu que já lhe pertencia com 15,92.

Os Campeonatos Nacionais de Natação Adaptada decorreram neste fim de semana na Mealhada e o Futebol Clube de Ferreiras fez-se representar por 4 atletas com Síndrome de Down: Filipe Santos, José Vieira, Alexandre Silva e João Pedro Antunes.

A direção do clube, já manifestou o seu contentamento por este título mundial e todos os recordes nacionais e europeus que estes atletas de Albufeira acabam de conquistar. “Os resultados são fruto de um trabalho muito sério, nem sempre fácil, mas cheio de dedicação e respeito pelos nossos grandes atletas. Não é de todo fácil juntar quatro atletas numa só equipa de estafeta”, refere o FC Ferreiras.

- Publicidade -

Para o presidente da Câmara de Albufeira, “os resultados do Filipe e de toda a sua equipa constituem um imenso orgulho e um grande exemplo para todos os jovens”. O autarca sublinha que “devemos apoiar e realçar todos os exemplos de excelência que existem no nosso concelho, no domínio desportivo, sem esquecer que a prática desportiva, além de produzir campeões como é o caso, deve contribuir para que tenhamos melhores cidadãos, mais tolerantes, mais fraternos e mais competentes”.

Filipe Santos sagrou-se igualmente Campeão Nacional Absoluto (S21) – 50 mariposa, 50 livres, 100 estilos, 25 livres, 100 livres, 200 livres, 4X100 Estilos e 4X100 Livres, conquistando deste modo 8 medalhas de ouro: recorde da Europa, recorde do mundo e Mínimo Europeu Paris 2017.

Por seu turno, José Vieira sagrou-se igualmente campeão nacional absoluto (S21) – 25 bruços, 50 bruços, 4X100 Estilos, 4X100 Livres e trouxe 4 medalhas de ouro: vice-campeão nacional absoluto (S21) – 200 bruços, 100 bruços – 2 medalhas de prata e recorde nacional – 25 bruços.

Alexandre Silva foi campeão nacional absoluto (S21) – 4X100 Estilos, 4X100 Livres, conquistando 2 medalhas de ouro e João Pedro Antunes obteve também o título de campeão nacional absoluto (S21) – 4X100 Estilos, 4X100 Livres, ostentando também 2 medalhas de ouro.

A Equipa Natação Adaptada FCF foi igualmente a mais medalhada na Class S21 – escalão sénior com 8 medalhas ouro individuais; 2 medalhas de ouro em estafeta e 2 medalhas de prata.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.