Aumentam ataques a gays na Rússia

ouvir notícia

.

Várias regiões russas aprovaram, no último ano, legislação contra propaganda homossexual. Os ativistas gays dizem que a violência contra eles aumentou.

A proibição de propaganda gay, que foi aprovada em oito regiões da Rússia no último ano, está a ser considerada responsável pelo aumento de violência contra homossexuais, escreve o jornal inglês “The Guardian”.

O mais recente ataque aconteceu na semana passada, quando um grupo de homens mascarados invadiu um clube gay e atacou vários clientes. “Nunca pensei viver isto”, disse Alyona Korolyova, que viu a namorada ser espancada à sua frente. Deste incidente, que aconteceu no centro de Moscovo, resultaram quatro feridos mais graves, que tiveram de ser assistidos no hospital e dezenas de pessoas ficaram com pequenos ferimentos.

- Publicidade -

“Este ataque é um dos muitos que têm acontecido desde que oito regiões russas – Arkhangelsk, Ryazan, Kostroma, Magadan, Novosibirsk, Krasnodar, Bashkortostan e São Petersburgo – aprovaram leis que proíbem a propaganda gay”, diz o “The Guardian”.

Em outubro, outro ataque a uma discoteca, também em Moscovo, fez 3 feridos graves. Segundo a Associated Press, tratava-se do sétimo incidente do género este ano.

A legislação antigay incide especialmente sobre menores e proíbe “atos públicos de propaganda sobre sodomia, lesbianismo, bissexualidade e transsexualidade”.

Igor Kochatkev, líder de um movimento de defesa dos homossexuais de São Petersburgo, frisa que sempre que este tipo de leis é discutido ou implementado aumenta a violência contra os gays.

Carolina Reis (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.