Autarca reúne-se com Comunidades Intermunicipais

Para Álvaro Araújo, “os autarcas do país manifestaram ainda preocupações com o processo de descentralização de competências nas áreas da educação, saúde e ação social”

ouvir notícia

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA), Álvaro Araújo, participou em várias reuniões entre autarcas e as Comunidades Intermunicipais do Alentejo e do Algarve, que decorreram esta semana, anunciou a autarquia.

O também vice-presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses ( ANMP) participou nestas reuniões que tinham como objetivo “analisar a descentralização, as finanças locais e os fundos comunitários (Portugal 2020, PRR e Portugal 2030)”, segundo o comunicado.

Entre os temas em destaque destas reuniões estiveram as questões financeiras, a necessidade de suspender a regra do equilíbrio orçamental e a possibilidade que deve ser dada aos municípios sob assistência financeira de recrutarem recursos humanos para fazerem face às novas competências.

- Publicidade -

Para Álvaro Araújo, “os autarcas do país manifestaram ainda preocupações com o processo de descentralização de competências nas áreas da educação, saúde e ação social”.

“Estes mesmos temas foram também evidenciados pela presidente do Conselho Diretivo da ANMP, Luísa Salgueiro, que tem defendido, de forma exemplar, o papel dos municípios, e liderado com espírito de missão e entrega quer o processo negocial em curso relativo à Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2022, quer os destinos da associação”, acrescenta o autarca.

Estes encontros decorreram depois de um conjunto de reuniões que ocorreram no Porto, Lisboa e Coimbra, com as respetivas Comunidades Intermunicipais.

Em relação à descentralização de competências da Administração Central para a Administração Loca, o Conselho Diretivo da ANMP sublinha que “a inflação resultante da guerra da Ucrânia obriga a uma adaptação nas transferências financeiras para os municípios”, propondo “a atualização das verbas e a revisão dos critérios”.

ANMP acrescenta ainda que “é imperativo que o próximo Orçamento do Estado assegure a continuidade da resposta dos municípios às populações e garanta a sustentabilidade das finanças municipais, sobretudo na difícil conjuntura provocada pelo impacto da pandemia e dos efeitos da guerra na Ucrânia, nomeadamente a crise provocada pelo aumento de preços da energia, dos combustíveis e das matérias-primas”.

Na quinta-feira, dia 5 de maio, a ANMP reivindicou na Comissão Parlamentar do Orçamento a revisão dos valores e dos critérios de atribuição das verbas transferidas para os municípios, no âmbito do processo de descentralização, com a participação do autarca vilarrealense.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.