Autarquia lança jogo que ensina a utilidade das plantas

ouvir notícia

O jogo é composto por 18 cartas que ensinam muitas curiosidades sobre as plantas algarvias

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) acaba de editar o Jogo de Memória – “Para que servem as plantas?”, dirigido a todas as crianças e jovens com curiosidade e vontade de saber mais sobre os usos antigos da flora algarvia.

As folhas da palmeira anã são utilizadas na arte tradicional da empreita para fazer alcofas vassouras e capacho. A partir da cana fazem-se os conhecidos telhados de caniço. As ramagens da mariola, que floresce pelos campos da serra e barrocal algarvios, eram antigamente utilizadas como esfregão para a loiça. Estas são algumas das curiosidades reveladas pelas 18 cartas (em duplicado) que constituem o jogo.

A edição deste material educativo pela Câmara Municipal de VRSA resulta do projeto educativo “Para que servem as plantas? Usos antigos da flora algarvia” dinamizado pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, entre 2009 e 2010, com as escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos daquele concelho. O objetivo é devolver aqueles antigos saberes à comunidade educativa e à população em geral, para que de uma forma lúdica e divertida não caíam no esquecimento.

- Publicidade -

O jogo foi oferecido às crianças envolvidas no projeto e pode também ser adquirido pelo público em geral pelo valor de cinco euros.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.