Automobilismo: Ricardo Moura “bisa” no Algarve, José Pedro Fontes é campeão

ouvir notícia

Ricardo Moura venceu, pela segunda vez, o Rali Casinos do Algarve (Foto: Sérgio Palma/FotoConcepts)

Dois dias intensos de rali nos troços de terra algarvios finalizaram com a vitória de Ricardo Moura no Ford Fiesta R5. No entanto, o segundo lugar foi suficiente para José Pedro Fontes se sagrar campeão nacional de ralis. Marco Cid foi campeão nas Duas Rodas Motrizes e Luís Mota o melhor no Campeonato FPAK do Sul.

A expectativa sentida à partida na Praça da República em Loulé no sábado não foi defraudada, e quem foi para a estrada assistiu a um rali intenso com a definição dos principais títulos nacionais.

Com o Ford Fiesta R5, Ricardo Moura entrou com o pé direito, mas foi surpreendido por um Carlos Vieira “endiabrado” que no primeiro dia venceu algumas especiais e retirou preciosos pontos.

- Publicidade -

Ao segundo dia, o piloto açoriano não deu hipóteses, ascendeu à liderança e foi construindo uma vantagem confortável sobre o restante pelotão, e principalmente sobre o principal rival, José Pedro Fontes, que culminou numa incontestável vitória.

O líder do CNR não teve uma prova fácil, problemas de travões no DS3 R5 e uma paragem num ribeiro durante o primeiro dia, e um ritmo demasiado cauteloso colocava o título em cheque. No entanto na penúltima especial, um furo de Pedro Meireles em Skoda Fabia R5 permitiu ascender ao segundo posto e conquistar o desejado título de campeão nacional de ralis.

Carlos Martins comprovou a maior adaptação gradual ao Skoda Fabia S2000 e foi muito rápido no segundo dia, chegando mesmo a aproximar-se de José Pedro Fontes. O pódio foi um justo prémio para o piloto de Serpa.

A grande surpresa do rali veio de Carlos Vieira. Com um Ford Fiesta R5, venceu três especiais pela ronda de São Brás e finalizou o dia na liderança do rali. Um toque no início da 5ª especial, danificou a porta do navegador e condicionou o resto da prova, acabando no quarto posto mas deixando a sua marca.

Seguiu-se na geral Pedro Meireles que demonstrou que o Skoda Fabia R5 tem potencial, imprimindo um ritmo forte, e ocupava um confortável 2º lugar até ao furo da PE7.

Um problema num sensor do Fiesta R5 na primeira especial condicionou a prestação de Ricardo Teodósio. No segundo dia, o piloto algarvio demonstrou a sua rapidez, que culminou com uma vitória na última especial e a ascensão do 12º ao 6º lugar. Na geral seguiram-se Adruzilo Lopes que venceu a classe RC2N e Joaquim Alves em Skoda Fabia S2000.

Ruivo venceu 2RM, mas Cid sagrou-se campeão

Nas duas rodas motrizes, João Ruivo correspondeu às expectativas, liderando entre os concorrentes do CPR 2L/2RM do princípio até ao fim. No entanto, um problema no motor do Renault Clio R3 no primeiro dia, após passagem num ribeiro, impediu de somar um precioso ponto de bonificação que fez a diferença final.

Marco Cid venceu dois troços e com o segundo lugar do CPR2 tinha à sua mercê o título. Mesmo sem autoblocante nas últimas especiais, o piloto levou o Clio S1600 até ao pódio e sagrou-se campeão nas duas rodas motrizes.

O sambrazense Diogo Gago regressou ao CNR e colocou a experiência internacional no terreno. Sempre muito rápido, a espaços intrometeu-se entre os 4 Rodas Motrizes e liderava confortavelmente quando um furo fê-lo perder mais de quatro minutos acabando na 11ª posição.

CFPAKS: Mota venceu e adiou a atribuição do título

Na prova reservada ao regional, Luís Mota em Mitsubishi Lancer EVO VII foi o grande beneficiado do fim-de-semana, não só porque venceu o rali, mas voltou a relançar a disputa do título regional. Na segunda posição um surpreendente Ricardo Filipe que foi aumentando o ritmo e subindo na classificação. No terceiro posto finalizou José Dimas em Subaru Impreza.

Paulo Santos foi o resistente nas duas rodas motrizes. Eduardo Antunes acabou no quinto posto e Márcio Marreiros a debater-se com um Mitsubishi pouco colaborante “arrastou-se” até final para manter a liderança do CFPAKS. Partindo em último, José Gomes regressou em grande vencendo 3 especiais e liderando confortavelmente, até um acidente na especial de Salir 1 o atirar para fora de prova.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.