Automoblismo: Mundial de Ralis regressa ao Algarve em 2013

ouvir notícia

.

Cerimónia de partida em Vilamoura e “Power Stage” com 52,3km são as grandes novidades da próxima edição do Rali de Portugal, que volta a integrar o mundial de ralis (WRC)

.

Na linha de uma tradição de vários anos, o Rali de Portugal continuará em 2013 a sua trajetória de evolução, apresentando um conjunto de importantes alterações relativamente às edições mais recentes.

- Publicidade -

Tal como em 2012, a edição do próximo ano, que se disputa entre 11 e 14 de abril, será a quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), depois de Monte Carlo, Suécia e México, e é pontuável para 11 campeonatos do mundo FIA, Taça FIA, WRC2 e para o Campeonato de Portugal de Ralis.

Em termos absolutos, o rali regressa ao formato das últimas edições pontuáveis para o WRC, com três dias de competição pelas estradas do Algarve e Baixo Alentejo, prometendo emoção e indefinição de posições até aos últimos metros.

Com os reconhecimentos a terem lugar nos dias 9 e 10 de abril, a “Qualifying Stage” (11 de abril) mantém o cenário de Vale do Judeu para a decisão da ordem de partida, que será escolhida pelos mais rápidos numa cerimónia a realizar no parque de assistência pelas 13h00.

Nesse mesmo dia, e pela primeira vez desde que regressou ao campeonato do Mundo, o Rali de Portugal terá uma partida simbólica na Marina de Vilamoura, reeditando assim a experiência das edições de 2005 e 2006, então na fase de candidatura ao WRC.

Outra das novidades está reservada para o último dia de prova: o novo troço de Almodôvar, o qual, com os seus 52,30 km passa a constituir uma das classificativas de terra mais longas das provas europeias pontuáveis para o Mundial de Ralis.

Reunindo o essencial dos troços de Ourique e de Almodôvar, com início no Rio Torto e final nas Fontes Ferrenhas, esta classificativa encerrará o Rali de Portugal 2013, revestindo ainda o aliciante de ser o “Power Stage” da prova, onde os três mais bem classificados recolherão pontos extra para o campeonato.

No total, o percurso do rali contempla 1630,92km, com 15 provas de classificação, somando 386,73km, o que representa 23,71 por cento da distância absoluta.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.