Autor do vídeo que difama Maomé detido nos EUA

ouvir notícia

.

Polícia de Los Angeles deteve esta sexta-feira Nakoula B. Nakoula, o realizador do vídeo “Inocência dos Muçulmanos” que provocou protestos um pouco por todo o mundo e a morte do embaixador dos EUA em Bengasi.

Foi hoje detido em Los Angeles o realizador do vídeo “Inocência dos Muçulmanos”. Nakoula B. Nakoula, 55 anos, estava em liberdade condicional depois de ter estado preso durante 21 meses nos EUA, por utilizar a identificação de vários familiares para abrir mais de 600 contas bancárias falsas.

Nakoula, que havia sido condenado por fraude de milhares de dólares, teve então de pagar uma multa de 790 mil dólares (cerca de 600 mil euros) e estava proibido de utilizar computadores e a Internet durante um período de cinco anos sem a aprovação prévia da polícia.

- Publicidade -

Em declarações ao jornal “The Huffinton Post”, o porta-voz da Procuradoria dos EUA em Los Angeles, Thomas Mrozek, afirmou que os “agentes federais detiveram Nakoula depois de concluir que o mesmo tinha violado os termos da sua liberdade condiconal”.

O realizador do polémico vídeo considerado anti-islâmico – que havia sido detido e interrogado pela polícia no passado dia 15 – foi notificado para prestar declarações esta tarde, no Supremo Tribunal de Los Angeles, acrescentou Mrozek.

Nome falso, motivos ainda desconhecidos

A polícia norte-americana suspeitava que o realizador e produtor do vídeo considerado ofensivo a Maomé e aos muçulmanos tivesse utilizado um nome falso: Sam Bacile, ou Bacile. Ora, Nakoula chegou a ter seis identidades falsas, entre as quais os pseudónimos Nicola Bacily ou Robert Bacily. Segundo a agência AFP, Nakoula estava escondido desde o interrogatório na polícia, depois de ter sido identificado como o autor de “Inocência dos Muçulmanos”.

Recorde-se que no passado dia 20, uma das atrizes do vídeo, Cindy Garcia, apresentou uma queixa-crime num tribunal de primeira instância, acusando os realizadores por ter sido contratada para trabalhar num “projeto fraudulento” e por “práticas comerciais desleais”, e processou ainda o YouTube por não retirar o vídeo da sua plataforma multimédia.

Apesar de o vídeo “Inocência dos Muçulmanos” ter sido publicado no YouTube em julho, os protestos no Médio Oriente somente foram desencadeados no dia 11 de setembro, 11º aniversário dos atentados da Al Qaeda em Nova Iorque, Washington e Pensilvânia, nos quais morreram mais de 3 mil pessoas.

Resta saber a história completa de Nakoula e as razões que o levaram a fazer o vídeo.
Palavras-chave Inocência dos Muçulmanos, Bengasi, anti-islâmico, islão, Vídeo, Naloula B. Nakoula

Maria Luiza Rolim (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.