Autor dos azulejos dos Mercados de Olhão morre aos 83 anos

ouvir notícia

.
.
.

O artista plástico António Costa Pinheiro morreu na sexta feira, 9 de outubro, na Alemanha, vítima de pneumonia.

O pintor, que há muitos anos possuía casa em Quelfes, na freguesia de Olhão, onde residia, deixa obra dispersa um pouco por todo o Mundo. Em Olhão, será para sempre recordado pelos azulejos dos Mercados Municipais.

A relação de Costa Pinheiro a Olhão era de tal forma intensa que, depois de o seu corpo ser cremado, o que deverá acontecer esta segunda-feira, na Alemanha, mais tarde, as suas cinzas deverão ser depositadas, a pedido do próprio, em Quelfes, onde residia e tinha o seu atelier desde 1991.

- Publicidade -

António Costa Pinheiro nasceu em Moura, em 1932, e fixou-se com os pais, em Lisboa, aos 10 anos, tendo frequentado o Liceu Camões e a Escola de Artes Decorativas António Arroio, seguindo-se, mais tarde, a Academia de Belas Artes de Munique, na Alemanha.

A primeira exposição individual de António Costa Pinheiro realizou-se em Lisboa, em 1956, na Galeria Pórtico. A partida para a Alemanha, em 1957, verificou-se depois do serviço militar, juntando-se em Munique a René Bertholo e Lourdes Castro, com quem expôs na Galeria 17 e na Internationales Haus.

Foi já na Alemanha que cofundou o grupo KWY, com René Bertholo, Lourdes Castro, João Vieira, José Escada, Gonçalo Duarte, Jan Voss e Christo. As três letras que, à data, não integravam o alfabeto português, KWY, foram aproveitadas pelos artistas para a composição da frase irónica “ká wamos yndo”.

.
.

Recebeu, entre outros, o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte, o Prémio da Fundação E. Reuter, na Alemanha, os prémios de gravura da Bienal de Cerveira e Intergrafik, de Berlim, e o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso.

O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, já lamentou o desaparecimento prematuro de “tão exímio e inspirado pintor”, tendo ainda endereçando à família as suas condolências.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.