Autoridade Marítima alerta para condições de “levante” até sexta-feira

ouvir notícia

.

.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) acaba de informar que, nos próximos dias, a costa algarvia será afetada por condições de agitação marítima provenientes de sueste, usualmente conhecidas por “Levante”.

​Segundo a AMN, estas condições irão atingir a costa sul a partir desta terça-feira e vão manter-se até sexta-feira. O pico do “Levante” está previsto para a madrugada de quinta-feira com ventos que poderão atingir cerca de 56 km/h e ondulação com altura significativa de cerca de 02 metros, junto à costa, e 2,5 metros, ao largo.

- Publicidade -

“A esta situação de ‘Levante’ deverá dar-se especial atenção uma vez que coincide com um período de marés vivas, onde a maior preia-mar irá registar 3.7 metros, na quarta-feira, pelas 16h18”, alerta a AMN.

Apesar deste fenómeno ser regular na costa sul, a AMN recomenda que os banhistas e todos os que pratiquem atividades lúdicas no mar (embarcações de recreio, motas de água, gaivotas, entre outros) tenham em atenção as seguintes recomendações:

– Optar por praias vigiadas;
– Respeitar a sinalética das praias, nomeadamente os sinais das bandeiras, bem como os conselhos dos nadadores-salvadores e da Autoridade Marítima / Polícia Marítima;
– Manter uma hidratação permanentemente evitando os períodos de maior exposição solar;
– Não hesitar em pedir socorro quando em dificuldades, seja no mar ou mesmo em terra;
– Vigiar permanentemente as crianças e a uma distância próxima;
– Nadar sempre paralelamente à praia;
– Respeitar um intervalo de três horas após uma refeição normal antes de tomar banho;
– Não efetuar saltos para a água, a não ser em locais vigiados e específicos para o efeito, devendo ser evitadas as acrobacias;
– Não tomar banho e/ou nadar sob o efeito de álcool ou drogas;
– Respeitar os sinais de perigo de derrocadas das arribas;
– Evitar atividades lúdicas ou passeios no mar em condições meteo-oceanográficas menos favoráveis, nomeadamente com motas-de-água, gaivotas, stand-up-paddlle, entre outros, bem como passeios no mar e visitas a grutas, escolhendo para essas atividades dias em que as condições de mar e vento estejam mais favoráveis.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.