Autoridades investigam caso da criança de 10 anos que foi mãe

ouvir notícia

A procuradoria de Sevilha (Espanha) e o Defensor do Menor anunciaram a abertura de investigações sobre o caso da menina de 10 anos que foi mãe no dia 26 de outubro num hospital espanhol.

As investigações foram anunciadas depois do caso ser conhecido publicamente, na quarta-feira, com as televisões espanholas a recolherem imagens da família da menor que foi mãe no hospital de Jerez de La Frontera (Cádiz). Segundo as autoridades, o pai é um jovem de 13 anos de idade.

De acordo com as autoridades regionais, as investigações decorrem numa altura em que a família continua sem consentir o acesso à menina por parte dos serviços sociais, que tentaram na quarta-feira aceder à casa onde vive.

- Publicidade -

No caso da investigação da procuradoria de Sevilha, o objetivo é saber se a menina esteve escolarizada durante os últimos meses em que viveu em Espanha – é natural da Roménia – e se recebeu assistência médica adequada durante a fase final da gravidez.

Os pais seriam os responsáveis caso esses cuidados não tenham sido prestados, segundo fontes judiciais.

No caso do Defensor do Menor (figura que zela pela salvaguarda e promoção dos direitos dos menores) a investigação pretende estudar em detalhe o caso da menina e, em paralelo, avançar com uma campanha que explique os riscos da maternidade em idades tão jovens.

Soledad Pérez, diretora do Instituto Andaluz da Mulher (IAM) afirmou já que o Governo regional dará todo o apoio necessário à família, com especial atenção a ser dada “aos três menores em causa: o pai, a mãe e o bebé”.

As investigações iniciais estão a ser dificultadas pelo facto de, até ao momento, a família da menor ter evitado qualquer contacto com os serviços sociais regionais.

Segundo a alcaide de Lebrija, onde reside a família, as autoridades poderão avançar para a via judicial caso continuem sem acesso ao lar onde reside a criança e o bebé para, assim, poderem determinar as condições de vida da família.

O caso suscitou um amplo debate na sociedade espanhola, com as noticias a suscitarem centenas de comentários nas redes sociais e nas páginas dos principais órgãos de informação.

JA/AL

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.