Autoridades investigam contas secretas do ex-presidente da Catalunha

ouvir notícia

.

“Estou à disposição de todas as instâncias jurídicas ou fiscais que me queiram chamar”, afirmou o ex-presidente da Catalunha, Jordi Pujol, a partir de sua residência de verão, localizada em Girona, conta o El País.

Depois de quase duas semanas sem fazer declarações à imprensa, Jordi Pujol, que confessou que escondia contas secretas, decidiu deixar a porta de sua casa e responder às perguntas dos repórteres, que acampavam no local há vários dias.

O ex-presidente, figura emblemática do nacionalismo catalão, não entrou em detalhes sobre as investigações a que também estão sujeitos os seus filhos, e explicou que viajou para Queralbs (Girona) à procura de “um pouco de calma”.

- Publicidade -

O Parlamento catalão já convocou Pujol para comparecer em setembro, para fornecer mais detalhes sobre a origem dos recursos “escondidos”.

No início deste mês, Jordi Pujol, 84 anos, renunciou a todos os privilégios, mordomias e honras a que tinha direito. Dias antes, reconhecera ter há 34 anos dinheiro escondido na Suíça e nunca declarado ao fisco.

O ex-presidente (entre 1980 e 2003) abandona aos 84 anos a cena política para tentar evitar que o escândalo contamine o processo independentista em curso na Catalunha.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.