Avança a concessão dos transportes de Lagos a privados

ouvir notícia

.

A Câmara de Lagos deliberou abrir concurso público para a aquisição de serviços de transportes urbanos, destinados a assegurar o seu funcionamento nos próximos três anos (2019 a 2021). O procedimento tem um preço base superior a 3,3 milhões de euros e prevê a manutenção das 10 linhas e circuitos atualmente já existentes, os quais cobrem todas as freguesias e núcleos urbanos do concelho.

A criação do sistema de transportes urbanos de Lagos (designado por “A Onda”) remonta a 2008. “De então para cá, sucessivos ajustamentos foram sendo introduzidos de forma a garantir uma boa cobertura geográfica do concelho e resposta às necessidades de mobilidade da população”, frisa a autarquia, adiantando que as dez linhas são utilizadas por uma média anual de 630 mil passageiros, “representando um custo de 1,7 euros por passageiro”. Tendo uma componente e objetivos de coesão territorial e social, o município garante um nível de cobertura dos custos na ordem dos 43 a 44% (nos últimos anos de exploração).

“Face às recomendações apontadas pelo estudo económico e financeiro, o município decidiu lançar o procedimento concursal para a escolha de um operador privado que garanta o serviço regular, assumindo por meios próprios o serviço flexível das linhas 5, 7 e 8 fora dos horários escolares”, informa a Câmara de Lagos.

- Publicidade -

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.