Avarias: A má e velha política

Algum tempo depois, e agora para algo completamente igual, lá vem ele como um D. Sebastião que paira sobre nós simples mortais, Pedro Passos Coelho, ele próprio, o grande salvador da pátria. O grande salvador que, um dia, afirmou que os portugueses haviam de ser mais austeros do que a austeridade da própria troika. Pois o grande salvador, que estava guardado para enormes cometimentos (e o habilidoso sabe-o e, por isso, esconde-se para o efeito ser maior), voltou em grande, dizendo raios e coriscos deste governo, da situação e de tudo o que lhe cheire – bem – a alguém viver com o salário reduzido a metade, por ele, em nome de sabe-se lá o quê. Voltou (para completar o ramalhete, falta só que o PS faça marcha atrás, depois de puxar o travão de mão – expressão agora muito em voga – e nos traga de volta o grande artista José Sócrates), numa conferência do grupo CUF, e a pedido de várias famílias (pobres, remediadas, ricas; riscar o que não interessa) perorou sobre como vai mal a política (sem ele, obviamente). As televisões rapidamente o foram ver e ouvir, transmitindo a boa nova aos tugas que, parece, andam necessitados de alguém que tenha pulso e isso é só uma centésima parte da caspa mental que nos deixou o lente de Coimbra, o doutor das botas. Já um cozinheiro bósnio disse o mesmo, “o governo não tem tomates”: precisam-se então dos ditos, mas em redução de champanhe, digo eu. Daqui por uns tempos vai começar a guerra civil interna, dentro do PSD, Rui Rio já sabe (se não sabe, aprende) que está a prazo, e basta que as sondagens não sejam boas – parece que precisa de um milagre para que o sejam – que os malandrecos que se agarram a qualquer líder onde vejam a mínima possibilidade de chegar ao poder, se voltem novamente para o tal D. Sebastiãozinho de algibeira e pacotilha. Façam isso e depois, no mesmo transporte, tragam Vítor Gaspar, outro que devia ter vergonha na cara e nunca mais aparecer. A política, essa teta…


Há uns anos atrás tinha-me revoltado, do alto da cadeira em que me sento a escrever, sobre como não me parecia nada bem, a desproporção entre os deputados, mais os votos recolhidos, por um certo e determinado partido e o peso que os jornais e as televisões lhe concediam. Segundo me lembro, referia-me, à altura, ao CDS na altura governado por esse mago do embuste, Paulo Portas. Quem o ouvia, dizia ser ele o primeiro-ministro, tal a gordura que ressumava do seu paleio. Agora o alvo da minha crítica chama-se André Ventura (sei que, mesmo eu, já me referi mais do que devia à figura em causa, mas ninguém é perfeito). Um gajo que é o único representante na Assembleia da República do seu partido, tem tanta visibilidade como se tivesse dez ou vinte deputados. É aqui, por exemplo, que começa o populismo. Volto à vaca fria: os jornais e as televisões fartam-se de dizer que existem forças que conduzem para o país para o populismo, mas afinal são eles que, em nome do santo share, vão ouvir quem mais populista e perigoso é. Mas esses ditos jornalistas com doutoramentos na área, parecem não perceber. Ou não têm escrúpulos. Ou as duas coisas e isso é muito mau.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.