AVARIAS: Até nem bebo “mines”

Opinião de Fernando Proença

Estou neste preciso momento e como é meu dever, frente à televisão, a olhar os lindos finais de tarde da televisão generalista portuguesa, durante os fins-de-semana. Essas tardes são preenchidas quase na íntegra com música pimba, entrevistas a políticos locais e momentos de lazer com os autóctones, que os tipos das televisões devem considerar uma maçada. Podem perguntar os meus amigos como é que eu consideraria fazer uma tarde de televisão para o povo português: sei mas não digo, além de que não sou pago para isso. A RTP devia ter mais responsabilidades que a concorrência (que, pelos motivos óbvios, não o devia ser), mas isso é coisa que dificilmente se verá nos próximo duzentos anos. Aquilo é uma casa grande, e certamente muito complicada, que mereceria uma aturada e profunda reforma, que nunca se fará. Como sei o que a casa gasta, parti para outros mares. No mar da Sport TV +, passavam imagens do antes de um jogo de futebol. Imagens do aquecimento dos jogadores, das entradas do público na parte de fora do estádio. A segurança, atentíssima revistava tudo, desde malas de senhora, a algibeiras de senhor. Raparigas de aspecto decentíssimo eram desapossadas de garrafas de água. Com toda a certeza seriam formidáveis armas de arremesso contra a equipa de arbitragem. Certo é que o crivo dos seguranças é denso e nada que possa magoar o treinador da equipa visitante passa sob as suas barbas. A questão é que, não necessariamente no estádio que hoje passa na televisão, as claques continuam, para surpresa minha, a entrar com o foguetório habitual. Bengalas (acho que se chamam assim) com luz, fumo e fogo. Não tenho acompanhado muito futebol nos últimos tempos, mas uma vez por outra, dou um olho e não é que vejo fumos coloridos? Será que os seguranças se esquecem de vigiar uma parte das entradas, ou são obrigados a esquecê-las? Ou estarei a usar um argumento completamente desajustado?

Por falar em argumentos: lembrei-me de vos escrever sobre a questão marcante da taxa que vai cair sobre os refrigerantes. Bom, caiu o bar e a cervejaria Trindade (Carmo e Trindade, para JJ) porque o governo (que já não sabe onde há-de ir buscar dinheiro, verdade seja dita, decidiu, sob o manto diáfano do fazer bem com tudo o que nos faz mal, instituir uma taxa sobre as bebidas com açúcar. Eu sei que o cair em cima dos chamados alimentos maus é o porco dos tempos modernos; aproveita-se tudo, e ninguém que o faz fica com problemas de consciência. Até Miguel Esteves Cardoso, que andava muito calado, não resistiu a comparar um pobre que bebe um refrigerante (que paga taxa) a um rico que bebe um tinto de trezentos e tal euros (e não paga). Eu também penso que o vinho devia contribuir para pagar a conta da CGD (e dos seus administradores), mas durante trinta anos a cerveja (que eu quase não bebo, sou, portanto, insuspeito), deu, para aí uns vinte aumentos só em taxas, e ninguém ousou dizer nada em seu favor. Se calhar é tempo de reparar esse erro e dar uma oportunidade ao sumo de cevada.

Fernando Proença

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.